Setor canavieiro indiano precisa investir urgente em modernização, mas os bancos não facilitam
16-11-2016

A Índia é o maior consumidor de açúcar do mundo e segundo maior produtor de açúcar e de cana

Apesar de o produtor de açúcar indiano ter hoje uma rentabilidade que chega a ser 155% maior na comparação, por exemplo, com o algodão em alguns estados daquele país, a produção de açúcar enfrenta problemas semelhantes aos do Brasil: interferência excessiva dos governos na política de preços e dificuldades em relação a financiamentos para a ampliação e modernização das usinas.


“Temos necessidade urgente de investir em modernização do processo de plantio e colheita, mas os bancos não confiam em nos conceder empréstimos”, diz Ram Tyagarajan, presidente da Thiru Arooran Sugars, uma das maiores produtoras da Índia, acrescentando que o açúcar tem uma grande interferência governamental na formação dos preços. Um exemplo é que 10% da produção de açúcar é obrigatoriamente distribuída à população por um preço que não tem correção desde 2003.
De acordo com Ram Tyagarajan, a produção de açúcar na Índia precisa crescer dos 22 milhões a 23 milhões de toneladas previstos na safra 2016/17 para 29,6 milhões de toneladas até 2021/22 para que a demanda local seja atendida. Conforme ele, o consumo de açúcar na Índia vem crescendo a uma taxa de 3% ao ano, o que equivale a um incremento anual de 700 mil a 900 mil toneladas. E o máximo de produção de açúcar já alcançado pela Índia ocorreu na temporada 2014/15, com 28,31 milhões de toneladas. Volume ligeiramente menor, de 28,3 milhões de toneladas, também já havia sido observado há dez anos.

Além da falta de investimentos em modernização, o setor canavieiro indiano sofre também incertezas climáticas que afetam a produção. Para este ano, por exemplo, o ciclo de chuva foi favorável nas principais regiões produtoras, mas mesmo assim pairam dúvidas quanto ao potencial da próxima safra.

A Índia é o maior consumidor de açúcar do mundo e segundo maior produtor de açúcar e de cana, com uma safra em torno de 360 milhões de toneladas. Quem planta cana na Índia é o produtor, são cerca de 30 milhões. As usinas não têm cana própria.
O plantio é manual e feito pela família, a área das propriedades gira em torno de 1,8 hectares.
Veja mais informações na revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.