Setor canavieiro tem o maior programa público de melhoramento genético do mundo
08-08-2016

As variedades RB ocupam 65% da área cultivada com cana no Brasil

Programas de governo são essenciais para alavancar a área de pesquisa e desenvolvimento. A evolução da agroindústria canavieira brasileira é, em grande parte, resultado de políticas públicas, um exemplo é o Programa Nacional de Melhoramento da Cana-de-Açúcar (Planalsucar)
A criação do Planalsucar, em 1971, tinha por objetivo reunir as condições técnicas e administrativas destinadas à implementação de projetos de pesquisa em genética, fitossanidade e agronomia, com o objetivo principal de obter novas variedades de cana, com alto índice de produtividade e adaptadas às condições de solo e clima.
Com o fechamento do Instituto do Açúcar e Álcool (IAA) em 1990, o Planalsucar foi descontinuado. No entanto, para substituí-lo e dar lugar a seus antigos ativos e pesquisadores, sete universidades federais firmaram convênio entre si e assumiram os trabalhos de melhoramento genético da cana. Assim, surgiu a Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (Ridesa).
Nesses 26 anos, a Ridesa vem cumprindo o seu papel, suas variedades sob a sigla RB República do Brasil) ocupam 65% da área cultivada com cana no país. Se tornou um programa de melhoramento genético de abrangência nacional, do qual faz parte dez universidades federais, envolve cerca de duzentas pessoas, entre professores, pesquisadores, técnicos, alunos e pessoal operacional. “Não se conhece no mundo um programa de melhoramento público em qualquer cultura que tenha uma participação tão expressiva”, diz Hermann Hoffmann, diretor do programa de melhoramento genético de cana-de-açúcar da Ridesa-UFSCar e Coordenador geral da Rede.

Veja mais informações na revista digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.