Setor sucroenergético tem espaço para profissionais de diferentes faixas etárias
09-02-2022

“Todos aprendem na relação geracional”, afirmou Silvana Sacramento, diretora-executiva de Pessoas & Organização (P&O) da Atvos, durante live promovida pela CanaOnline

Renato Anselmi

Oportunidades de emprego em unidades e grupos sucroenergéticos devem incluir profissionais de diferentes faixas etárias. “É a equipe diversa, com várias competências e olhares diferentes, que faz um time de verdade”, opinou Silvana Sacramento, diretora-executiva de Pessoas & Organização (P&O) da Atvos durante a live “Qual o perfil do profissional para o setor sucroenergético”, realizada pela CanaOnline em 3 de fevereiro.

Segundo ela, não é a idade cronológica que está fazendo tanta diferença na carreira de profissionais. “Tudo depende da capacidade produtiva, do interesse. Há velhos de 20 anos e jovens de 70 anos”, afirmou. A Atvos faz inclusive, quando possível, a análise às cegas de currículos, sem a informação de gênero e idade do candidato a uma vaga. “É justamente para não destacar nenhum viés, que até de maneira inconsciente, possa influenciar nesse processo”, observou.

A convivência entre jovens e pessoas mais experientes tem sido enriquecedora, conforme relatos da diretora-executiva de Pessoas & Organização. “Todos aprendem na relação geracional. Os jovens chegam com vontade questionadora, chegam com vontade de fazer diferente”, enfatizou.  

Na avaliação de Silvana Sacramento, a empresa não pode ser tocada somente por recém-formados. Deve contar também com pessoas que estão há muito tempo no setor e já viveram diversas safras. “Há um conhecimento, uma experiência, uma vivência que não podem ser negligenciados de forma alguma. É sempre bom buscar o equilíbrio”, destacou.

Com unidades agroindustriais localizadas nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e São Paulo, a Atvos tem inclusive – informou – muitas vagas abertas para 50+ (pessoas com mais de 50 anos).

A live “Qual o perfil do profissional para o setor sucroenergético” contou também com a participação de gestores de Recursos Humanos da Raízen, BP-Bunge Bioenergia, Usina Coruripe, Tereos e da Ação Consultoria & Treinamento.

O evento on-line revelou dicas importantes, para diferentes faixas etárias, aos interessados em conseguir uma vaga no setor. Para conhecê-las em detalhes, acesse a gravação em https://www.youtube.com/watch?v=2Zh61B4jEIM