Showtec se consolida como referência para o setor canavieiro no MS
28-01-2015

Localizado no Centro-Oeste do Mato Grosso do Sul, o Município de Maracaju faz parte do calendário nacional de feiras do agronegócio. A cidade organiza a Showtec, um dos primeiros eventos voltados ao segmento no ano e que já está na 19ª edição. Em 2015 ocorreu de 21 a 23 de janeiro e atraiu 15.614 participantes – quase 4 mil pessoas a mais do que no ano passado. 

Na Showtec são organizadas palestras, giros tecnológicos, apresentações e demonstrações de tecnologias, inovações e resultados de pesquisa, atividades culturais e prospecção de negócios, voltados para produtores e empreendedores rurais, técnicos e acadêmicos. Neste ano, o evento reuniu 130 estandes, com mais de 500 tecnologias agropecuárias. Para o presidente da Fundação MS – organizadora da feira -, Luis Alberto Moraes Novaes, o principal objetivo do evento é a difusão de novas tecnologias sustentáveis. “Trata-se de um conglomerado de instituições somando esforços para que as pesquisas efetivamente cheguem ao campo e quando isso acontece toda a sociedade ganha com resultados de produtividade e sustentabilidade”.
Durante os três dias de Showtec, Roberto Hollanda Filho, presidente da Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia do Mato Grosso do Sul), desloca-se da sede da entidade, em Campo Grande, para o recinto da feira. “A Biosul participa há cinco anos”, diz. “Ela é importante porque reúne agentes de diversas áreas do agronegócio e é realizada pela Fundação MS, entidade de pesquisa respeitada aqui no estado e com grandes serviços prestados ao agronegócio sul-mato-grossense”, acrescenta Hollanda.
Segundo ele, a participação da Biosul é importante por dois motivos. Primeiro para atualização e avanço tecnológico. “A maioria das usinas do estado manda representantes à Showtec. Sempre fizemos apresentações, mas nesse ano ampliamos nossa presença e realizamos o primeiro de um ciclo de seminários agrícolas que vamos fazer ao longo de 2015. Foi um sucesso, com quase 150 pessoas.”
O segundo ponto relevante é que participar da Showtec é oportunidade para que produtores de outras culturas conheçam a atividade sucroenergética. “É um excelente estímulo à criação de novas parcerias”, conclui.

 

Veja a revista no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphone e receba grátis as edições - www.canaonline .com.br