SIAMIG faz parceria com à expedição “O melhor vendedor do Brasil”
11-05-2016

Nos próximos dois meses, um trio de mineiros especialista em varejo vai percorrer o Brasil de Norte a Sul (do Oiapoque ao Chuí), em busca de histórias de sucesso de empreendedores que fazem o país acontecer e passar por cima da crise. A expedição “O melhor vendedor do Brasil”, a bordo de um Motor Home estilizado, vai ter também um pegada ecológica e rodar os 11 mil quilômetros previstos com etanol, o combustível limpo e renovável, através da parceria feita com a Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (SIAMIG).
O motivo da aventura? Descobrir o Brasil que dá certo. Conhecer empreendedores, comerciantes, feirantes e vendedores que mesmo diante das adversidades usam da criatividade para manter e crescer seu comércio. No roteiro estão ruas do comércio, projetos de revitalização, feiras, shoppings e pequenos lojistas que fazem a diferença. Enquanto o turismo, a cultura e a culinária serão pano de fundo desta expedição de conhecimento e aprendizado.
A expedição - uma aventura inovadora e realizada pela primeira vez Brasil - que conta com o adesivo da campanha EU VOU DE ETANOL, é coordenada pelo publicitário Fred Rocha; seu pai, Mauro Rocha, o motorista apaixonado por fotografia, e o especialista em varejo, Leandro Branquinho. Eles seguirão a trilha do sucesso apresentando o que há de inovação, criatividade e força de vontade no comércio.
Este projeto tem parceria com o marketplace Mercado Livre – site líder em audiência de e-commerce no Brasil - e do E-Commerce Brasil, reconhecido como principal fomentador do mercado de comércio eletrônico no país.
“Nós acreditamos no exemplo, e ao contarmos histórias do varejo e das vendas vamos inspirar aqueles que estão sofrendo por algum desconforto econômico. Queremos mostrar exemplos locais para despertar a vontade de melhoria contínua. Por meio de bate papo, palestras, workshops e registros da nossa caminhada iremos atingir nosso objetivo, que é fomentar o espírito empreendedor e a vontade de encantar clientes. Esta é a nossa causa”, destaca Fred Rocha.
Ao longo da viagem, já estão agendados 12 seminários gratuitos para o comércio em parceria com o SEBRAE, nos estados de Goiás, Pernambuco, Pará e Amazonas. Os eventos envolverão mais de 10 mil pessoas no total que ganharão brindes e guias sobre vendas na internet.
“Apesar de todo o conhecimento adquirido durante os 16 anos de vida e ser empresa do século passado, ainda somos e trabalhamos como uma startup. Por esse motivo, o empreendedorismo e o comércio eletrônico estão no DNA do Mercado Livre. Não podíamos ficar de fora dessa viagem que irá misturar trocas de aventura, conhecimento e negócios inusitados”, conta Daniel Aguiar, gerente sênior de Marketing do Mercado Livre Brasil.

O E-Commerce Brasil também destaca a inovação do projeto. "Este é o jeito inédito que encontramos, junto com o Fred Rocha e o Mercado Livre, de contarmos as histórias de centenas de varejistas e vendedores que fazem, com maestria e genialidade, o varejo online no Brasil", destaca Vivianne Vilela, diretora comercial da empresa.

O presidente da SIAMIG, Mário Campos, diz que essa é uma oportunidade importantes para que o setor sucroenergético de Minas Gerais divulgue ainda mais o etanol e suas características ecológicas, como emitir menos 90% de gás carbônico na atmosfera do que a gasolina e contribuir para minimizar o aquecimento global. “O projeto vai rodar o país e passar por muitos lugares, incentivando o uso do etanol”, afirma.

O projeto concederá ainda um prêmio simbólico, que reconhecerá os lojistas e vendedores diferenciados Brasil afora. Segundo Branquinho, em busca do reconhecimento, vendedores e lojistas vão se especializar cada vez mais. “O Brasil que dá certo servirá como fonte de inspiração para o Brasil que passa por algum tipo de dificuldade”, destaca o especialista.
Após as indicações de cada categoria participante, a organização fará uma triagem para definir as normas de cada categoria. Após esta seleção inicial, serão indicados 10 participantes de cada setor. Com esta seleção, o público poderá votar pela internet e escolher os melhores. Todos os finalistas receberão medalhas e certificados. Os 3 primeiros colocados serão agraciados com troféu e certificados.