Silvana Creste Dias de Souza é uma das personagens do livro Mulheres da Cana-de-Açúcar
14-03-2023

O livro será lançado no 11º Encontro Cana Substantivo Feminino, em 30 de março de 2023, no Centro de Cana do IAC. Inscrições ESGOTADAS

Reunir familiares e amigos é uma das coisas que ela mais gosta, além de ajudar pessoas a se desenvolverem por meio da inclusão e capacitação, tendo a oportunidade de ver os olhos destas pessoas brilharem ao aprenderem ou conquistarem algo.

Assim é Silvana Creste Dias de Souza, pesquisadora científica do Centro de Cana do IAC (Instituto Agronômico de Campinas) e diretora da Unidade Laboratorial de Referência, voltado a pesquisas e prestação de serviços em biologia molecular.

Graduada em Engenharia Agronômica pela Faculdade de Ciências Agronômicas pela Unesp Botucatu, mestrado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências, doutorado em Genética pela ESALQ e pós-doutorado em Biotecnologia pelo Cena/USP, Silvana tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Biotecnologia ao atuar com expressão gênica, transformação de cana, diagnóstico molecular, diversidade de patógenos, cultura de tecidos de cana-de-açúcar e produção de plantas em biorreatores de imersão temporária. Tem mais: ela é mentora intelectual da Tecnologia Invicta, material de alta qualidade que visa a produção em escala de mudas sadias de cana-de-açúcar recomendadas para serem utilizadas em viveiros de multiplicação de cana.

Dos 19 anos em que trabalha no setor, 18 deles são no IAC. Começou a trabalhar com cana durante o seu pós-doutorado, e mesmo tendo participado de várias pesquisas, diz que ainda tem muito a ser feito devido a complexidade da cultura. “Temos muitas informações dos projetos de pesquisa e agora precisamos usar essas informações, com velocidade e clareza, para trazer novas tecnologias para o setor”, sintetiza.