Simpatia e ser bom de papo eram os principais adjetivos dos profissionais de vendas
01-12-2014

Mas o consumidor mudou, hoje para ter sucesso nessa área é preciso adicionar outros predicados como: conhecer o produto, o negócio do cliente, além de respeitá-lo e oferecer-lhe soluções. Essas são as dicas da engenheira agrônoma Mariana Camargo, supervisora regional de vendas do estado do Paraná da Case IH.
Na Agrishow 2014, Mariana atendia os clientes, explicava detalhes das máquinas e fechava negócio. E no dia a dia seu trabalha vai além: define estratégias de vendas, coordena treinamentos, analisa preços e dá suporte em feiras. Especialista na área de agricultura de precisão, Mariana sabe o quanto essa tecnologia contribui para o desenvolvimento sustentável do negócio e também compreende que o agricultor necessita de mais informações para poder tirar maior proveito do que lhe é oferecido. Por isso, sempre que pode visita os clientes nem sempre para vender, mas para orientá-lo. “Somos parceiros, não queremos o cliente para uma só compra e nosso objetivo é que tenha sucesso. Muitas vezes, o cliente se empolga com a máquina e acaba querendo, por exemplo, um trator com muito mais potência do que exige sua atividade. O vendedor precisa ser honesto e orientá-lo que é mais viável adquirir uma máquina menos potente e, com isso, com menor preço”, diz.
Pois é, vendas técnicas também é trabalho de mulher. Saiba no IV Encontro Cana Substantivo Feminino quais as oportunidades de trabalho para as mulheres no agronegócio. O encontro acontece 12 de março de 2015 no Centro Cana do IAC em Ribeirão Preto. A inscrição é gratuita e antecipada, acesse: www.canasubstantivofeminino.com.br