Simulador de caminhões em uso na Raízen é tecnologia de ponta
10-11-2015

O simulador de caminhões utilizado para treinamento dos motoristas da Raízen está montando em uma cabine real de um Mercedes-Benz modelo Axor, mesmo caminhão utilizado em toda a frota do Grupo. O equipamento é ligado a um moderno programa de computador desenvolvido pela Simbra - Simuladores Brasil. Luís Carlos Veguin,diretor de RH da Raízen, afirma que a similaridade, tanto da máquina quanto da simulação em si, é a principal vantagem do simulador, que não pode ser visto como um videogame, mas como um equipamento verdadeiro. “Na vida real, se o motorista se depara com uma curva fechada, como ele irá proceder? Qual a velocidade ele deve estar? Qual marcha deve usar? Caso ele faça a escolha errada, o resultado pode ser um grave acidente. Dessa forma, devido ao alto grau de semelhança da tecnologia, o trabalhador poderá realizar essa curva dezenas de vezes no simulador e com total segurança”, explica Veguin.

Outro ponto alto da tecnologia é o fato de ela poder simular todas as possibilidades que o motorista poderá encontrar na rodovia, como chuva, granizo, neve, neblina, direção noturna, tráfego intenso, acidentes, falhas mecânicas e, até mesmo, fechadas de outros veículos. Esses efeitos na simulação são inseridos por um técnico que se encontra do lado de fora do caminhão, que também consegue analisar, em tempo real, cada movimento feito pelo operador dentro da cabine. “Enquanto o motorista passa pelo simulador, um monitor acompanha todo seu treinamento, passando informações e apontando cada falha, como se ele pisou no acelerador até o fundo ou freou bruscamente.”

No futuro, o simulador deve ficar ainda mais realista, já que a intenção da Raízen é adaptar a simulação aos ambientes reais encontrados nas estradas do Polo Araraquara. “Em alguns pontos das estradas da região costumam ter acidentes. Dessa forma, queremos trazer esse trecho para o equipamento. Até mesmo a entrada de alguma Usina, considerada de difícil acesso, poderá ser recriada”, relata o diretor de RH. O objetivo da Companhia é que, ainda no próximo ano, mais seis simulares sejam instalados, sendo um para cada regional do Grupo. O investimento será na casa dos R$ 2 milhões.

Veja matéria completa na editoria Sustentabilidade na nova edição da CanaOnline.Visualize no site ou baixe grátis o aplicativo da CanaOnline para tablets esmartphones – www.canaonline.com.br