Simulador para caminhão canavieiro é utilizado no treinamento de motoristas na Raízen
29-09-2015

A Raízen implantou em 2013 o simulador de colheita de cana, para treinamento de operadores de colhedoras. Hoje a empresa já utiliza um total de dez simuladores para atender os polos do Grupo. “Desenvolvido em parceria com a John Deere, o equipamento tem nos ajudado a melhorar o nível do treinamento dos nossos operadores. O resultado é que reduzimos o tempo e a qualidade da capacitação desses funcionários. Além disso, com essa ferramenta temos percebido ano a ano a melhoria da qualidade da colheita mecanizada”, conta Luis Carlos Veguin, diretor de RH do Grupo Raízen.

Segundo ele, com o uso de simuladores se obtém vários benefícios na qualificação da mão de obra. No Grupo, isso já está consolidado no treinamento para as colhedoras de cana. Agora a capacitação em outra área também ganhou a ajuda deste equipamento: a formação de motoristas de caminhões canavieiros.
Para apresentar o primeiro Simulador de Caminhão Canavieiro, a Raízen organizou na manhã de ontem (28 de setembro), uma coletiva de imprensa na Usina Bonfim, localizada no município de Guariba, SP. O equipamento otimiza o processo de capacitação de Motoristas do Projeto “Rota da Excelência”, desenvolvido pela empresa a fim de aperfeiçoar e qualificar o trabalho de seus colaboradores. Além de Veguin, também participou da coletiva Nivaldo Ferreira, gerente do Polo Araraquara da companhia.
Em 28 de julho deste ano o simulador entrou em funcionamento, quando começou a fazer parte do processo de capacitação dos operadores de caminhões canavieiros das unidades do Polo Araraquara, que congrega cinco usinas do Grupo - Bonfim, Araraquara, Tamoio, Serra e Junqueira. “Com o simulador, a capacitação desse trabalhador ganha em segurança e qualificação de operação. Agora, todo operador, no seu processo de treinamento, participa de aulas presenciais, por uma carga horária mínima no simulador e apenas depois é que passa a ser treinado diretamente no caminhão”, diz Veguin.
Este tipo de equipamento é pioneiro no país para simulação das operações de um caminhão de cana-de-açúcar. No Polo Araraquara, um total de 620 motoristas já foram capacitados com a utilização do simulador. Todos já estão trabalhando na safra 2015/16. Já na entressafra, voltam para a sala de aula e para as aulas no simulador para reciclagem e reforço do treinamento.
O simulador de caminhão canavieiro submete o operador a todas as situações possíveis que o mesmo pode encontrar ao conduzir o veículo. Enquanto o motorista passa pelo simulador, um monitor acompanha todo treinamento, passando informações e corrigindo cada falha.
O Polo Araraquara, que é responsável por cerca de 20% de toda produção de cana-de-açúcar do Grupo, é o primeiro a receber o simulador, mas em breve os outros quatro polos da Raízen também poderão treinar seus motoristas canavieiros com este equipamento.

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.