Sindalcool lança videocast “Observatório da Primeira Infância e a Transição Energética”
11-12-2025

Primeiro episódio recebe o Movimento Abraçar e destaca conexões entre educação infantil, valores humanos e sustentabilidade

Por Kiara Duarte

O Sindalcool lançou, nesta semana, o videocast “Observatório da Primeira Infância e a Transição Energética”, uma nova iniciativa institucional que une comunicação, responsabilidade social e discussão qualificada sobre infância, educação e desenvolvimento sustentável na Paraíba.

O episódio inaugural recebeu Viviane Krept, coordenadora do Movimento Abraçar, que veio de Campinas (SP) a João Pessoa especialmente para participar da gravação e conhecer a escola Santa Emília, mantida pela Usina Miriri, em Santa Rita, que já aplica essa metodologia. A condução ficou por conta do presidente executivo do Sindalcool, Edmundo Barbosa, e de Kiara Duarte, da assessoria de comunicação do sindicato.

A série trará conversas com especialistas, educadores e entidades comprometidas com a valorização da primeira infância e com a transição energética.

O papel do Observatório da Primeira Infância e a contribuição do Sindalcool

Criado pelo Sindalcool, o Observatório da Primeira Infância e a Transição Energética surge com o propósito de ampliar o debate sobre políticas públicas para a educação infantil desenvolvidas nos municípios ou por empresas/organizações.

Para Edmundo Barbosa, a iniciativa reforça o compromisso social das usinas associadas e destaca temas fundamentais para o futuro da Paraíba.

Movimento Abraçar: educação para a paz e formação integral

Idealizado por Carlos Andriani e desenvolvido pela Associação Douglas Andreani, o Movimento Abraçar atua desde 2004 na Creche Monte Cristo, em Campinas (SP). A iniciativa é referência nacional por sua metodologia voltada à formação do caráter na infância, com práticas educativas baseadas em cinco valores fundamentais: amor, paz, verdade, ação correta e não violência.

As crianças vivenciam esses valores diariamente por meio de atividades pedagógicas como:

  • Acolhimento
  • Meditação “Acalmar o Coração”
  • Círculo do Amor
  • Hora do Conto
  • Práticas Compartilhadas
  • Momento Cívico
  • Mostra de Artes
  • Aniversariante do Mês

O método tornou-se modelo inspirador para escolas e gestores públicos que buscam fortalecer a cultura de paz e o desenvolvimento integral na educação infantil.

Conexão com políticas públicas: Pacto Paraibano pela Primeira Infância

Durante o videocast, o Sindalcool também ressaltou a importância do Pacto Paraibano pela Primeira Infância, iniciativa do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) lançada em 2025.

O pacto estimula a colaboração entre órgãos públicos, setor privado e sociedade civil para promover ações integradas que garantam o pleno desenvolvimento das crianças paraibanas. A proposta é criar um ambiente de troca de experiências, disseminação de boas práticas e fortalecimento das políticas públicas de atenção à infância.

Portal do Pacto: https://tce.pb.gov.br/portalprimeirainfancia/

 Fonte: Sindalcool