Sinergia entre usina e fornecedor é vital para alavancar a produtividade dos canaviais
14-09-2021

No dia 15 de setembro, às 19h, Hugo Cagno, diretor executivo do Grupo Humus e da Usina Vertente, participará da live “O olho do dono engorda a lavoura”

Leonardo Ruiz

Dizem que o olho do dono engorda o canavial. Mas, para Hugo Cagno, diretor-executivo do Grupo Humus e da Usina Vertente, o que engorda mesmo o canavial é uma boa parceria entre o fornecedor e a usina. O Grupo Humus conta com quatro fazendas localizadas nos municípios paulistas de Pitangueiras, Itápolis e Guaraci e detém 50% da Usina Vertente, os outros 50% pertencem a Tereos Açúcar e Energia Brasil.

Cagno se encontra nos “dois lados da moeda”. Para ele, o sucesso de uma área depende muito da relação entre as duas partes. “O fornecedor precisa entender que a usina é sua parceira. Já a unidade agroindustrial, por sua vez, tem que saber que o produtor só vem a somar a seu negócio.”

Com 85% de área própria e 15% de terceiros, a Usina Vertente procura manter um bom relacionamento com seus fornecedores. Segundo Cagno, constantemente são realizados cursos e encontros visando ajudar os produtores na condução da lavoura. “O proprietário da fazenda não é o único interessado em manter alta produtividade dos canaviais. A usina também se beneficia disso, por isso deve haver esse auxílio e troca de informações.”

Neste ano, a seca vem castigando os canaviais do Centro-Sul. A quebra de produtividade estimada na Usina Vertente é de 20%. Já nas áreas do Grupo Humus, o número, embora inferior, também assusta: 13%. “Por conta disso, estamos estudando implantar irrigação de salvamento nas áreas da Usina e  nos canaviais do Grupo Humus. Esse é o foco para 2022, não apenas nosso, mas talvez de todo o segmento.”

No dia 15 de setembro, às 19h, Hugo Cagno participará da live “O olho do dono engorda a lavoura”. O evento será transmitido ao vivo pelos canais digitais da CanaOnline (YouTube, Facebook e LinkedIn) e contará com a participação de:

* Alexandre Landim Garcia – Pecuarista e produtor de cana, milho e soja em Angélica/MS. É também presidente da Associação dos Fornecedores de Cana-de-Açúcar do Estado de Mato Grosso do Sul (SULCANAS);

* Vinícius Cansanção - Produtor rural na Fazenda Riacho do Meio, em Teotônio Vilela/AL

* Daine Frangiosi – Produtor Rural e diretor-presidente da Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Campo Florido-MG (Canacampo)

Hugo Cagno – Diretor-Executivo do Grupo Humus e da Usina Vertente

* Leonardo Beltrão - Produtor rural na Fazenda Chapéu de Couro, Coruripe/AL

Serviço

Live “O olho do dono engorda a lavoura”

Realização: CanaOnline

Data e horário: Quarta-feira (15/09), das 19h às 20h40

Endereços: O evento será transmitido ao vivo nos canais digitais da CanaOnline:

Facebook: https://www.facebook.com/221708711305971/posts/2472346509575502/

LinkedIn: https://www.linkedin.com/video/event/urn:li:ugcPost:6841735893175410688/

YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=wnsrNc_cKaw