Sinfonia completa
01-10-2015

Já tradicional na cultura do amendoim, Encontro Técnico da BASF reuniu 80% dos amendoinzeiros do Brasil e discutiu novas soluções que prometem alavancar a produtividade das lavouras

Leonardo Ruiz

O Brasil ainda está longe de ser um grande produtor de amendoim, figura na 19ª posição, a safra brasileira 2015 deve fechar em torno de 500 mil toneladas. Mas a boa notícia é que a produtividade da cultura é crescente, na última década foi de 43%. Somente no Estado de São Paulo, maior produtor nacional, respondendo por cerca de 90% da produção, neste ano a produtividade será 5,3% maior que a safra anterior, em decorrência de clima mais favorável.

Mas a produtividade do amendoim não cresce apenas em São Paulo. As lavouras do Triângulo Mineiro, que respondem por 84,8% da área de cultivo e por 94,8% do volume de produção de Minas Gerais, também são bastante produtivas. Nelas, os produtores investem em sementes de boa qualidade e plantam, normalmente, em novembro e dezembro. Tocantins não fica para trás. Muito pelo contrário. O Estado é dono da maior produtividade média do país: 3.873 kg/ha. A explicação é que a cultura naquela região é amplamente explorada por produtores tecnificados que usam, por exemplo, mecanização intensiva no cultivo.

Encontro técnico

Além da tecnificação, outro importante fator para o aumento da produtividade da cultura do amendoim é o desenvolvimento de novas moléculas para o controle de pragas e doenças. Visando disseminar mais conhecimento e apresentar os últimos lançamentos e inovações para a cultura, a BASF realizou, no final de agosto, seu tradicional Encontro Técnico de Amendoim.

Em sua sétima edição, o evento, realizado no Resort Blue Tree, em Lins, SP, reuniu cerca de 150 profissionais, entre produtores do grão e profissionais da área de distribuição. O gerente regional da Empresa, Brasilino Garcia, informa que o público do Encontro representa cerca de 80% de todo amendoim produzido no país, o que demonstra o nível de representação do evento. “Acredito que esse Encontro seja esperado por todos os amendoinzeiros do País”.

Este ano, o evento foi palco de lançamento de um novo sistema da BASF, chamado de AgCelence Amendoim, e de dois novos produtos: o fungicida Orkestra™ SC e o herbicida Amplo®.

Veja matéria completa na editoria Inovação na nova edição da revista CanaOnline. Visualize a edição no site ou baixe grátis o APP CanaOnline para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br