Sistema de gestão contribui com a qualidade da colheita mecanizada
20-10-2016

Para realizar uma colheita perfeita, a tecnologia sempre é bem-vinda. Segundo Edimilson Gomes Leal, gerente de Manutenção Automotiva da Usina Ferrrari, os pilares para o sucesso da operação na empresa são a eficiência, a produtividade e a confiabilidade.

“O comprometimento das equipes é fator fundamental, sempre alicerçado no bom planejamento e nas boas práticas de colheita.” Na Ferrari, a colheita é 100% mecanizada, feita por uma estrutura composta por 28 colhedoras e 68 transbordos, operando em nove frentes de colheita.

Toda a operação de colheita na Ferrari é monitorada on-line. A empresa conta com um sistema de gestão que permite acompanhar cada parâmetro operacional: velocidade de colheita, rotação do extrator primário, pressão no corte de base, implemento e esteira do elevador ligados, modo automático ou manual do corte de base etc.

O sistema também permite controlar outros aspectos do equipamento, como pressão do óleo do motor, temperatura do fluido de arrefecimento, rotação do motor, motor ocioso, nível e consumo de combustível, além dos motivos de parada.

“Estas informações são utilizadas para determinar as melhores condições operacionais de cada área, considerando-se a variedade de cana, o TCH, a área, a colheitabilidade etc.”


Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.