Sistema de meiosi apresenta alta taxa de multiplicação
03-03-2016

Em alguns casos, no plantio manual, já chega de 1 para 20

Durante o Dia de Campo AgMusa™ em Meiosi, realizado na fazenda Belo Horizonte, em Jaboticabal, o gerente de Novos Negócios da BASF, Nilton Degaspari, fez a seguinte pergunta aos presentes: Quantos hectares de plantio são feitos a partir de um hectare de cana nos sistemas convencionais de plantio manual e mecanizado? As respostas foram de 1 para 4 no mecanizado e 1 para 10 no manual. “Aqui nós falamos de 1 para 16 e com possibilidades de 1 para 20”, disse Degaspari.

Esse, aliás, foi um dos motivos que levaram o produtor Delson Luiz Palazzo a investir no Sistema de Meiosi em sua propriedade. No início, a taxa de multiplicação era de 1 para 8. Atualmente, esse número é de 1 para 14. “Comecei essa nova técnica há dois anos e só tenho visto ganhos até o momento.” Este ano, o produtor plantou 50 hectares de Meiosi, sendo que a expectativa para os próximos anos é fazer 100% da área de reforma com essa tecnologia. “Com isso, acredito que ganharei em produtividade, saindo das atuais 110 toneladas por hectare de média e atingindo 120 ton/ha.”

Delson Luiz Palazzo, que também é presidente da Socicana (Associação dos Fornecedores de Cana de Guariba) e diretor financeiro da Coplana, afirma que o ganho de qualidade obtido com esse sistema é muito grande. “Com ele, você planta com a certeza de que está utilizando um material vigoroso, com tratamento térmico, sem pragas de solo e sem doenças. Dessa forma, é possível obter um canavial com uma produtividade diferenciada em relação ao sistema convencional que vínhamos utilizando há décadas.”

Além do ganho em qualidade, Palazzo ressalta, também, os ganhos financeiros. “A redução nos custos de implantação do canavial passam a ter ainda mais importância dentro do momento econômico financeiro que o setor atravessa atualmente.”

Confira matéria completa na editoria Soluções Integradas, edição 30 da revista Digital CanaOnline, que sai nesta semana. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.