Situação do setor sucroenergético deve melhorar no segundo semestre de 2016
16-05-2016

Novo governo deve recuperar a confiança do mercado e investidores, o que ajudará a retomada do país e do setor

O ano de 2015 apresentou um cenário de melhora para o setor sucroenergético, o que gerou a expectativa de que o primeiro semestre de 2016 a economia do setor estaria mais revigorada. No entanto, os melhores preços obtidos por açúcar e etanol foram engolidos pelo alto endividamento das empresas. O que entrou no caixa já estava mais do que comprometido, não sobrando dinheiro para investimentos (por exemplo, houve redução na renovação dos canaviais) e, em algumas unidades, faltou dinheiro até mesmo para pagar fornecedor de cana.

A expectativa de especialistas no setor é que a situação melhore no segundo semestre de 2016, a partir da premissa de que as empresas conseguiram saldar suas dívidas mais urgentes, e, assim poderão equilibrar mais o caixa, negociar melhor, não entregar o etanol por um valor menor que o custo de produção e, com isso, ter condições de voltar a investir.

Na visão de Dib Nunes Jr., presidente do Grupo IDEA, o que também pode contribuir para a recuperação do setor é o novo governo, pois deve gerar no mercado e nos investidores maior segurança para investir no Brasil.

Quem também prevê um cenário positivo é o empresário Rubens Ometto Silveira Mello, fundador e presidente do conselho de administração do grupo Cosan, que acredita na retomada do crescimento do País. Para ele, a mudança de governo deverá promover a retomada da confiança e atrair investidores ao País.
“Havia uma insegura jurídica grande, um clima de incerteza de saber como as coisas iriam ficar e isso é ruim para o País. Acho que o novo governo vai criar condições de se fazer as reformas com o apoio do Congresso. As reformas tinham de ser feitas, mas não passavam pelo Congresso. Agora, qualquer reforma que venha (a ser feita) tem grandes chances de ser aprovada”, diz Ometto.

Veja mais informações na revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.