Smartbreeder realiza semana de lives para imersão no universo da agricultura digital
29-04-2021

Painéis contarão com grandes nomes dos setores agro, tecnológico e desenvolvimento humano. Objetivo é mostrar como a tecnologia digital tem revolucionado o conhecimento e impactado os processos no agronegócio brasileiro

Leonardo Ruiz

A quarta revolução industrial – ou Indústria 4.0 como é chamada no Brasil – é caracterizada por uma nova forma de operação dentro das companhias, baseada em meios inteligentes, ágeis, integrados e, acima de tudo, digitais. Esse movimento vem transformando a realidade de todos os segmentos da economia. O agronegócio, principal “roda motriz” do PIB brasileiro, não poderia ficar de fora.

Entre os pilares da Indústria 4.0, destacam-se a internet das coisas, cloud computing, análise de dados, inteligência artificial, big data e machine learning. Hoje, eles já transformam a operação de milhares de companhias ao redor do globo, que precisam dessas tecnologias para se manterem competitivas num mercado cada vez mais acirrado e que prima pela excelência e agilidade.

Até mesmo as empresas do agronegócio não são alheias a essa revolução. Os processos de tomada de decisão, por exemplo, não são mais baseados apenas na experiência de vida dos agricultores, mas em dados aprofundados e analisados em tempo real por sistemas digitais de alta performance. É nesse ponto que a revolução digital no campo mostra sua força.

No entanto, o desenvolvimento da Indústria 4.0 envolve uma série de desafios. Segundo especialistas, o maior deles é construir competência humana. Ou seja, conseguir preparar os profissionais para estarem inseridos nesse contexto tecnológico, multifacetário e digital. A solução deve passar, obrigatoriamente, pela qualificação, não só dos jovens, mas também dos profissionais já atuantes no mercado, que necessitam de requalificação para continuar incluídos nessa nova onda produtiva.

Pensando nisso, a Smartbreeder, uma empresa de inteligência agronômica digital, irá realizar ao longo da próxima semana uma série de lives que abordará as diversas esferas da tecnologia digital para o agronegócio. Os painéis serão realizados diariamente, de segunda à quinta-feira (03 a 06 de maio), às 17h, e serão transmitidos ao vivo pelas mídias digitais da CanaOnline (Facebook, LinkedIn, Instagram e YouTube).

A diretora ADM/RH da Smartbreeder, Dreid Peres, explica que as lives serão direcionadas a todos os profissionais que atuam no agronegócio, sejam eles recém-formados ou já “velhos de casa”. “Ao longo de quatro dias, vamos discutir essa revolução digital e como ela tem transformado as operações no campo. Nosso grande objetivo é agregar valor e conhecimento aos colaboradores do setor, preparando-os para se tornarem profissionais 4.0.”

A líder de comunicação da Smartbreeder, Isabelli Toledo, destaca, ainda, que essa série de lives integra as comemorações de 12 anos da companhia, que desde 2009 atua na vanguarda da Indústria 4.0 no agronegócio. “Nós somos pioneiros nessa revolução. Antes mesmo de se falar em big data ou internet das coisas, a Smartbreeder já desenvolvia soluções digitais para o setor agro. Por mais de uma década, aprendemos e erramos, o que nos deu autoridade para falar sobre o tema.”

Segundo ela, tamanha sua expertise, a Smartbreeder já conta com tecnologias que ditam tendências no mercado. Atualmente, a companhia é responsável por promover a revolução digital para mais de 65 usinas brasileiras, 22 mil fazendas e mais 2,2 milhões de hectares pelo país, gerando aproximadamente 100 milhões de dados processados e quatrilhões de situações analisadas. "Por conta dessa nossa história de sucesso, temos o dever de contribuir com a sociedade debatendo a missão, desafios e benefícios da Revolução Digital no Agro e sua pressão para uma novo profissional. Essa semana de imersão será essencial para os profissionais entenderem que a revolução digital já é uma realidade no campo e que a época de resistir a ela ficou para trás.”

PROGRAMAÇÃO: Semana de imersão no universo da tecnologia digital para o agronegócio

Horário: 17h00

Segunda (03/05) - Revolução digital no agro: Muito além do Big Data

Éder Giglioti, CEO e fundador da SmartBreeder

Fernando Henrique Carvalho Giometti, Especialista de Aplicação - Açúcar, Etanol e Bioenergia da Fermentec

Terça (04/05) - Tecnologias disruptivas para o agro

Donavan Rodero, diretor de AgTech da SmartBreeder

Daniel padrão, Coo da Solinftec

Fábio Angelis, Fundador e CEO da AGROROBÓTICA

Quarta (05/05) - Vale a pena o investimento em tecnologia?

Felipe Ninni, Diretor de desenvolvimento de negócios da SmartBreeder

Ricardo Bendzius, diretor de marketing do CTC

João Rosa (Botão), professor e gestor de projetos do Pecege

Quinta (06/05) - Estamos preparando o profissional 4.0?

Dreid Peres – diretora ADM/RH da SmartBreeder

Cauê Oliveira, Diretor de Capacitação na Great Place to Work (GPTW) Brasil

Prof. Dr. Marcos Fava Neves, Doutor Agro

Serviço

Semana de imersão no universo da tecnologia digital para o agronegócio

Realização: Smartbreeder

Data e horário: De segunda à quinta-feira (03 a 06 de maio), às 17h

Endereços: As lives serão transmitidas simultaneamente nas mídias sociais da CanaOnline – YouTube (https://www.youtube.com/c/CanaOnline100), Facebook (https://www.facebook.com/canaonline.com.br) e LinkedIn (https://www.linkedin.com/company/canaonline).