Sob manejo de sequeiro, canavial dificilmente alcançará os três dígitos de produtividade
22-08-2022

Foto área irrigada x sequeiro – Usinas e produtores do Centro-Sul já viram na irrigação por gotejamento uma solução para a neutralização dos efeitos adversos das estiagens, além de uma excelente alternativa para ganhos agronômicos. Foto: Divulgação Netafi
Foto área irrigada x sequeiro – Usinas e produtores do Centro-Sul já viram na irrigação por gotejamento uma solução para a neutralização dos efeitos adversos das estiagens, além de uma excelente alternativa para ganhos agronômicos. Foto: Divulgação Netafi

Produzir cana-de-açúcar passou a ser um desafio para os produtores e usinas do Centro-Sul do país. Nos últimos anos, a região tem sido bastante afetada por fenômenos climáticos adversos. Entre os principais, destacam-se as estiagens, cada vez severas e frequentes.

Texto: Leonardo Ruiz

Esse déficit hídrico afeta vários aspectos do crescimento e desenvolvimento vegetal da cultura, reduzindo drasticamente sua produtividade. O grau dos danos depende do estágio fenológico do canavial no momento do estresse e de sua duração.

A irrigação já foi vista como essencial apenas para a produção de cana no Nordeste, mas já está no radar de diversas companhias sucroenergéticas do Centro-Sul e deve ser o foco do setor para os próximos anos. Aqueles que já haviam investido na solução em anos anteriores conseguiram passar quase “ilesos" pela estiagem do ano passado, considerada a pior dos últimos 91 anos.

Atualmente, o setor possui à sua disposição diversas modalidades de irrigação. No entanto, o gotejamento desponta como a mais eficiente e a que proporciona os maiores resultados. Especialistas explicam que, por estar enterrada e com acesso vitalício às raízes da cana, a tecnologia permite irrigar a cultura sempre que necessário, entregando as quantidades ideais de recursos hídricos no momento certo e de acordo com as fases do cultivo. Outro diferencial é a possibilidade de aplicação de moléculas químicas e orgânicas e produtos biológicos através dos mesmos equipamentos de injeção de água, maximizando a rentabilidade da ferramenta.

Juntos, esses fatores permitem elevar a produtividade agrícola da cana-de-açúcar a patamares que seriam impossíveis de serem alcançados adotando um manejo de sequeiro. É comum encontrar canaviais irrigados por gotejamento com mais de 10 cortes atingindo uma produção média acima dos três dígitos.

Visando elucidar esse tema e debater as reais diferença de produtividade entre áreas de sequeiro e irrigadas, a CanaOnline irá realizar nesta quarta-feira (24) a live “Produtividade dos Canaviais: Sequeiro x Irrigado”. O evento será transmitido ao vivo em nossos canais digitais (YouTube, Facebook e LinkedIn) e contará com a participação de:

* Regina Célia de Matos Pires - Pesquisadora Científica do Centro de Biossistemas Agrícolas e Pós-colheita e Vice-Diretora Geral do IAC;

* Yoram Krontal - Agrônomo Corporativo de cana-de-açúcar da Netafim;

* Fernando Tangerino Hernandez - Engenheiro Agrônomo e Professor Titular de Irrigação da UNESP;

Serviço

Live “Produtividade dos Canaviais: Sequeiro x Irrigado”

Realização: CanaOnline

Data e horário: Quarta-feira (24/08), das 19h às 20h30

Endereços: O evento será transmitido ao vivo nos canais digitais da CanaOnline. Para acompanhar, basta clicar em um destes links:

YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=5CjOBP-SfLs 

Facebook: https://www.facebook.com/221708711305971/posts/2763521893791294/ 

LinkedIn: https://www.linkedin.com/video/event/urn:li:ugcPost:6965976827433492480/