Sobe para 112 o número de usinas autorizadas a emitir CBios; mais de 1 milhão de Pré-CBios já foram gerados
14-04-2020

No último sábado (11) a ANP - Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis certificou mais 10 usinas para a emissão de CBios. Com as novas certificações, sobe para 112 o número de unidades já certificadas. A ANP informou ainda que o número de Pré-CBios já gerados pelas usinas certificadas ultrapassou, neste final de semana, a ordem de 1 milhão de Pré-CBios, com o lastro dado a partir da Plataforma CBio (ANP/Serpro), gerados a partir de 21.219 notas fiscais.

Com a certificação, as unidades poderão firmar acordos com o Serpro - Serviço Federal de Processamento de Dados para o registro de notas fiscais referentes aos volumes certificados e começar efetivamente a emitir os seus CBios.

Dentre as 10 certificações anunciada neste sábado temos 2 associadas UDOP: Alcoolvale e Coruripe -- Filial Limeira do Oeste. Além delas, também foram certificadas as unidades: Grupo Coruripe - Coruripe, Iturama, Campo Florido; Vale do Tijuco; WD Agroindustrial; Central Açucareira Usina Santa Maria e Central Energética Moreno.

Cada CBio equivale a uma tonelada de carbono a menos a ser emitida na atmosfera. Ainda de acordo com o RenovaBio, as distribuidoras de combustível têm uma meta compulsória de aquisição de CBios, determinada a cada ano, levando-se em conta a quantidade de combustíveis fósseis comercializados no ano anterior.

 

Rogério Mian

Fonte: Agência UDOP de Notícias