Soja segue como a cultura intercalar preferida do setor
28-03-2025

Informação integra pesquisa “Novas Técnicas de Plantio”, divulgada durante a primeira reunião do Grupo Fitotécnico de Cana-de-Açúcar de 2025

Com 28% de participação, a soja segue como a cultura intercalar preferida do setor bioenergético nacional. A informação faz parte de uma pesquisa conduzida pelo consultor e pesquisador, Rubens Braga Júnior, divulgada na última terça-feira (25) durante a primeira reunião do Grupo Fitotécnico de Cana-de-Açúcar de 2025. O estudo levantou informações de 203 unidades produtoras, distribuídas em 16 estados brasileiros, totalizando 964 mil hectares amostrados em áreas de renovação.

Os adubos verdes solteiros, como guandu, crotalária, mucuna, gramíneas, crucíferas, milheto e braquiária, aparecem na segunda colocação, com 15,3% de utilização. Completam o ranking o mix de plantas de cobertura (9,5%), o amendoim (5,8%) e outras grandes culturas, como milho e sorgo (1,8%). A pesquisa também revelou que 39,5% das áreas de renovação não são cultivadas com nenhuma cultura intercalar.