Solo compactado exige preparo profundo
09-05-2016

Mas o Plantio Direto é muito viável e todas as usinas deveriam ter parte da lavoura com esse sistema

O sistema de Plantio Direto é eficaz, mas é necessário tomar providências antes de ser adotado. Por exemplo, precisa verificar se área não está com necessidade de fazer correção do solo e controle de pragas, como Migdolus, Sphenophorus, e Cigarrinhas. Se tudo estiver controlado, não vejo problema. Pelo contrário, hoje temos técnicas de preparo reduzido do solo de forma canteirizada que permitem fazer as proteções necessárias.

Se o Plantio Direto for feito com canteirização, é possível corrigir o solo e proteger as pragas no canteiro. É muito viável e todas as usinas deveriam ter parte da lavoura no sistema de plantio direto, que reduz muito os custos. Mas não elimina todas as operações, porque em um solo compactado vai necessitar de preparo mais profundo.

Dib Nunes, consultor e diretor do Grupo IDEA

Veja matéria completa na editoria Holofote, edição 32 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.