Soluções da TT do Brasil “modernizam” adubadores e plantadoras manuais
17-08-2022

TT do Brasil recebeu em seu estande, na tarde desta terça-feira, visita Cana Substantivo Feminino, que reuniu mulheres que atuam no setor sucroenergético
TT do Brasil recebeu em seu estande, na tarde desta terça-feira, visita Cana Substantivo Feminino, que reuniu mulheres que atuam no setor sucroenergético

Empresa expõe na Fenasucro & Agrocana portfólio completo para cana-de-açúcar, além de apresentar equipamento que possibilita a incorporação e decomposição da palha na entrelinha

Renato Anselmi

Com soluções que melhoram a qualidade da produção, otimizam processos e reduzem custos, a TT do Brasil – localizada em Lençóis Paulista, SP – está expondo a sua linha completa de equipamentos para cana-de-açúcar na Fenasucro & Agrocana. A feira, que está sendo realizada em Sertãozinho, SP, começou na terça-feira, dia 16 de agosto, e termina nesta sexta-feira, dia 19.

Entre as soluções inovadoras apresentadas pela TT incluem-se a Plantadora de Cana Automatizada TT 8022 BR – que pode ser utilizada também para áreas com declive –, uma versátil linha de adubadores e tecnologias que aprimoram e facilitam diversas operações da área agrícola, como o “Controlador Isomotion” para dosagem em taxa fixa ou variável e o “Hydraside”, que é um sistema de rebatimento hidráulico para ailerons de plantadoras de cana-de-açúcar.   

Um dos diferenciais da linha de equipamentos da TT do Brasil é oferecer alternativas para que usinas e produtores de cana possam aproveitar as inovações tecnológicas da empresa, sem desperdiçar o dinheiro investido em outros produtos mais antigos adquiridos de outros fabricantes.

“Hoje se fala que tudo está em constante evolução. A máquina de um ano atrás não é a máquina de hoje. Porém, a nossa preocupação é que tudo que sai de novo tem que ser possível de ser instalado no equipamento, já adquirido por usinas e produtores, para que eles não percam a possibilidade de contar com o benefício de algo novo”, explica Merquisson Cristiano Sanches, gerente de operações da empresa no Brasil.

Merquisson Cristiano Sanches passou detalhes  às visitantes sobre Plantadora de Cana Automatizada TT 8022 BR

Na linha de adubadores, a empresa oferece para o mercado, por exemplo, o FertiMAX, que é um corpo aplicador de adubo, em uma profundidade de 7 a 12 centímetros, para adubação de soqueiras, que pode ser adaptado a um chassi de qualquer marca. Utiliza discos com formato e dimensão diferentes, que cortam um colchão de palha de até 20 centímetros. Com essa “ferramenta”, o usuário de adubador não vai precisar encostar tudo o que já adquiriu, como caixa e rosca, para usufruir dos benefícios do FertiMAX, que corta a palha e viabiliza a incorporação do adubo – enfatiza Merquisson Sanches.

A tecnologia “Planttare” – também disponibilizada pela TT do Brasil –, que possibilita converter em automatizada a plantadora manual de cana-de-açúcar, segue a diretriz da empresa em criar condições para que os clientes tenham acesso aos avanços tecnológicos, aproveitando as suas máquinas convencionais. 

“A Planttare tem a mesma eletrônica e hidráulica usadas na plantadora TT 8022 BR, com todo o conceito de fabricante, sendo uma alternativa de automatização para quem tem uma máquina de cabine. Essa tecnologia passa a sustentar as funcionalidades específicas de cada plantadora. Existe uma versão de software diferente para cada modelo de máquina. Os conceitos de mecânica, no entanto, são intrínsecos a cada plantadora”, diz o gerente de operações do Brasil.

Segundo ele, a automação proporciona os benefícios da repetibilidade. “Com a automação, a máquina pode responder de forma mais autônoma. Vai conseguir repetir funcionalidades, que estavam na mão do operador, o que causa variações e oscilações”, explica.

Decomposição da palha – A TT do Brasil está, de maneira constante, buscando alternativas tecnológicas para atender diversas demandas relacionadas ao cultivo da cana-de-açúcar. “A empresa tem inovação no DNA”, destaca Merquisson Sanches. Uma das atrações da TT, na Fenasucro & Agrocana, é inclusive a apresentação do equipamento Interrow, que está em fase final de desenvolvimento, e terá brevemente lançamento comercial.

 Márcia Sanches, gerente comercial da TT do Brasil, explica para as visitantes os diferenciais dos equipamentos desenvolvidos pela empresa

O equipamento vai incorporar a palha da entrelinha do canavial, em uma baixa profundidade – onde ocorre atividade microbiana -, adicionando produtos biológicos, que vão acelerar o processo de decomposição dessa biomassa da cana. “Não adianta enterrar a palha a vinte centímetros de profundidade, que não vai funcionar”, esclarece o gerente de operações da TT.

A entrelinha vai ser usada como fonte de nutriente para o canavial, porque as raízes não estão somente embaixo da soqueira – afirma. Podem ser agregados outros produtos, como pó de rocha, torta de filtro – observa.

Com a incorporação da palha na entrelinha, o equipamento vai proporcionar também um benefício secundário: diminuir a ocorrência de incêndio no canavial e evitar a propagação do fogo.

Fonte: CanaOnline