Soluções para a cana-de-açúcar sofrer menos com a crise dos fertilizantes é o tema da nova live da CanaOnline
04-04-2022

A live acontece em 13 de abril das 19h00 às 20h30, com transmissão simultânea pelo YouTube, Facebook e linkedin da CanaOnline

Em 2021, 85% dos fertilizantes utilizados no Brasil foram importados. Nos últimos 25 anos, decisões tributárias duvidosas, escândalos de corrupção e mudanças da Petrobras produziram, juntos, o quadro de crescente dependência do país de fertilizantes produzidos no exterior, deixando o agronegócio brasileiro – um setor responsável por seguidos superávits comerciais e por 30% do PIB – vulnerável à escalada dos preços internacionais e diante da incerteza do fornecimento no futuro.

Menos fertilizantes na lavoura se traduz em colheitas menores e, em efeito cascata, menor entrada de recursos no país e mais inflação nos preços dos alimentos. A guerra da Ucrânia escancarou essa realidade: Rússia e Belarus, uma ditadura aliada de Putin no Leste Europeu, principais fornecedores do Brasil, estão sob embargo da comunidade internacional e cresceu o risco de os insumos necessários não chegarem ao agricultor brasileiro.

Nos últimos meses, em decorrência da elevação do valor do dólar e do barril do petróleo, mais a guerra Rússia X Ucrânia, o preço dos fertilizantes disparou, impactando diretamente o custo de produção das lavouras, entre elas a cana-de-açúcar. Em 13 de abril, a CanaOnline debaterá com especialistas quais são as soluções para a cana-de-açúcar sofrer menos com a crise dos fertilizantes.

Para esta live já estão confirmadas as presenças de:

Sérgio Quassi de Castro – produtor e pesquisador – AgroQuatro-S Experimentação Agronômica Aplicada

René de Sordi – Consultor Técnico – EnerCana

Raffaella Rossetto – Pesquisadora Cientifica do Centro Cana-de-Açúcar IAC, Chefe do Centro de Pesquisas do IAC em Jaú, SP,

Valter Casarin - Coordenador Científico do NPV - Nutrientes para a Vida

Serviço:

Live - As soluções para a cana-de-açúcar sofrer menos com a crise dos fertilizantes

Data e horário: 13 de abril das 19h00 às 20h30

Com transmissão simultânea pelo YouTube, Facebook e Linkedin da CanaOnline.