Sorgo biomassa: alta capacidade de produção de energia por unidade de área e de tempo
15-06-2015

Segundo Leonardo Pimentel, pesquisador da Universidade Federal de Viçosa, onde trabalha com bioenergia, existem cinco tipos de sorgo: granífero, forrageiro e vassoura, além de dois tipos utilizados pelo setor de bioenergia, o sorgo sacarino - que produz etanol a partir do caldo do colmo - e sorgo biomassa. 

Este último sorgo é muito voltado para queima e geração de energia para bioeletricidade. Ao falar sobre suas características, possui um colmo seco, comparando ao sacarino, e tem um colmo suculento, similar à cana.
“Mas a característica principal é o porte alto desta planta, o que confere alta produção de biomassa por unidade de área, uma vez que a cultura chega a produzir 150 toneladas de biomassa fresca. A cana também produz 150 toneladas, mas num ciclo de um ano. Já o sorgo produz esse volume em apenas 5 meses”, explica.

Portanto, segundo Pimentel, o sorgo é um material com alta capacidade de produção de energia por unidade de área e de tempo.

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.