SRB: El Niño tende a impulsionar preços do açúcar e do etanol
08-07-2015

O presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), Gustavo Diniz Junqueira, afirmou nesta terça-feira, 7, que a trajetória é construtiva para os preços do etanol e do açúcar nos próximos três ou seis meses. Conforme ele, a manifestação do El Niño no segundo semestre do ano estaria entre os principais fatores a justificar essa projeção. "O cenário é de chuvas mais intensas. Assim, teremos interrupções de safra no Centro-Sul do País", explicou ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, durante o Ethanol Summit 2015, em São Paulo.
O El Niño é caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico Equatorial, provocando chuvas acima da média no Sul do Brasil e estiagem em áreas produtoras da Índia e da Tailândia. "Se o clima não for benigno, a reação de preços (do açúcar) pode ser violenta", comentou. Mas, de acordo com Junqueira, há outros fatores que também tendem a impulsionar as cotações do açúcar e do etanol. "Temos de ficar de olho no câmbio.
E o cenário que se avizinha é de câmbio depreciado. E precisamos ver como fica (o preço da) gasolina. Em algum momento, teremos mudança na gasolina", disse, referindo-se a um eventual aumento de preço do combustível fóssil. Segundo ele, o câmbio depreciado é um estímulo à exportação de etanol, em especial de anidro.