Sucesso do Programa Indústria 4.0 impulsiona Tereos a adotá-lo em todas as suas unidades
02-08-2021

A unidade Cruz Alta foi a primeira a receber esse programa que resulta em ganhos operacionais, melhora na segurança, entre outros benefícios

Em 2019, a unidade Cruz Alta, pertencente a subsidiária Tereos Açúcar & Energia Brasil e localizada no município paulista de Olímpia, foi escolhida para sediar o projeto piloto do Programa Indústria 4.0 da companhia. Essa “usina do futuro” visa a otimização da organização do trabalho, graças a uma visão em tempo real dos indicadores de produção.

Durante a live  “Canavial 4.0 – As inovações que já fazem a diferença no campo”, realizada pela CanaOnline em 29 de julho, Fernando Mello, gerente de projetos da Tereos, explicou que esse projeto surgiu como uma evolução natural das iniciativas de automação dos processos iniciadas há cinco anos. Desde 2016, por exemplo, a companhia investe na coleta e digitalização dos dados obtidos em campo. “Além de unir todos os trabalhos de automação, esse programa procurou também introduzir os conceitos e tecnologias da Indústria 4.0 de maneira organizada e estruturada dentro do nosso modelo de produção visando alavancar a performance das operações industriais.”

Durante o projeto piloto, a Usina Cruz Alta incorporou diversas iniciativas digitais dentro de seu processo produtivo, como a modelização dos fluxos de produção de açúcar, energia e etanol a fim de obter uma visão completa da produção da usina e simular parâmetros de desempenho; o uso de dados para otimizar e reduzir a variabilidade dos processos de produção; além de reconhecimento facial na entrada da usina, sistema de distribuição automatizado dos equipamentos de proteção e digitalização de diversas tarefas administrativas.

Como benefícios gerais, a Tereos destaca melhora na segurança, qualidade e rastreabilidade da operação; maior regularidade da produção; aumento da competividade, melhor integração entre os diferentes processos e ganhos de eficiência na planta como um todo. “Após esse período de testes, passamos a expandir esse programa para nossas outras unidades, que no futuro também devem ser tornar usinas 4.0.”

Confira todos os detalhes na gravação da live, basta clicar: https://www.youtube.com/watch?v=sxRO0aW7_1Q