Sueli dos Santos Aureliano é uma das personagens do livro Mulheres da Cana-de-Açúcar
23-03-2023

O livro será lançado no 11º Encontro Cana Substantivo Feminino que acontece em 30 de março, no Centro de Cana do IAC, em Ribeirão Preto.  A parte presencial está com as 500 vagas esgotadas, mas o Encontro pode ser acompanhado em tempo real pelo Youtube da CanaOnline – https://www.youtube.com/watch?v=IKHDjurIQwQ

Com apenas cinco anos de idade, Sueli dos Santos Aureliano já sabia o queria ser no futuro: caminhoneira. Natural de Quatá, SP, mas criada na vizinha Paraguaçu Paulista, ela conta que, desde sua infância, ficava encantada ao ver aquelas máquinas potentes transitando pelas rodovias de sua região. “Brinquedo para mim era caminhão. Boneca eu jogava longe”, conta.

Seus tios, na época caminhoneiros profissionais, ajudaram no fomento desse desejo, com histórias que chegavam até mesmo a embalar seus sonos. Guiar um caminhão pelas estradas brasileiras se tornava, ali, um objetivo de vida.

Contudo, a trajetória de Sueli até a realização de seu sonho sofreu pequenos desvios pelo caminho. O início de sua vida profissional foi bastante árduo. Com filhos pequenos em casa, ela trabalhava longas horas como diarista e, posteriormente, como cozinheira, para prover sua família. “Após muita luta – e contando com a ajuda de Deus -, consegui juntar um dinheiro para tirar minha habilitação (CNH).”

Moradora de uma região com diversas usinas no entorno, Sueli acreditou que seria mais fácil começar ali sua jornada. A primeira oportunidade surgiu na Agroterenas, empresa que atua na produção de cana-de-açúcar no município de Paraguaçu Paulista. No entanto, as vagas disponíveis eram para engatadora de carreta, função responsável por cuidar dos pátios de carregamento. “Aceitei o serviço e dei o meu melhor. Mas, desde o primeiro momento, já falava para meus encarregados que meu objetivo era os caminhões.”