SVAA mobiliza mais de 5.500 pessoas na Semanda da Água
02-04-2015

"Conscientização para a Preservação" foi o tema da Semana da Água da Usina Santa Vitória Açúcar e Álcool (SVAA) que aconteceu de 20 a 31 de março. A atividade que teve a participação de mais de 5.500 pessoas entre funcionários da empresa, estudantes de Santa Vitória/MG e região e colaboradores de empresas terceirizadas, faz parte das ações de sustentabilidade e do Programa de Educação Ambiental (PEA) da SVAA.


Visita às escolas

Como parte das ações da Semana, um grupo formado por funcionários dos departamentos de Segurança Saúde e Meio Ambiente (SSMA), de Gestão de Pessoas e Industrial, coordenado pelo setor de Meio Ambiente, visitou as escolas de Santa Vitória, Gurinhatã e Ipiaçú. Na ocasião, os estudantes acompanharam a apresentação de um vídeo educativo, receberam um folder ilustrativo sobre preservação da água e o mascote da SVAA, Vitório, um boneco de "tamanduá-bandeira", foi a atração. "A água é um assunto muito importante e a abordagem é muito atual, em relação a escassez. Esse trabalho de conscientização, desenvolvido em formato de parceria com as escolas só tem a acrescentar aos alunos", comenta a diretora da escola Estadual Benedito Waldemar da Silva de Ipiaçú, Maura Maria Luiza da Silva.

Em Santa Vitória, as visitas aconteceram nas escolas municipais São José, Geraldo Ribeiro, Tancredo Neves, nas estaduais José Paranaíba e José Franco de Gouveia e na cooperativa de ensino COESA. Em Gurinhatã, no colégio Estadual e no Municipal José Martins Alameu e, na cidade de Ipiaçú, nas escolas José Olinto Ferreira e Benedito Waldemar da Silva.


Racionamento de água

Para vivenciar a realidade de muitos brasileiros que sofrem com a falta de abastecimento, no dia 26 de março, das 7h às 17h, o fornecimento de "água da rua" foi interrompido no Escritório Administrativo da SVAA. Nesse período, apenas o volume da caixa d´água estava disponível para o consumo.

Para a dinâmica, foram apresentados dados sobre o gasto de uma torneira ligada quando escova o dente ou lava o rosto, entre outros. Também foi feito um cálculo em que verificou-se que a média diária de consumo de água na sede administrativa é 30% maior do que o total de volume da caixa d´água do local, ou seja, em um dia normal, somente o volume de água da caixa não seria suficiente para abastecer o prédio.

"Eu não sabia que, por exemplo, escovar os dentes com a torneira ligada pode gastar até 12 litros de água. A dinâmica me fez pensar sobre o quanto desperdiçamos e como podemos economizar", ressalta o analista de Relações Trabalhistas da SVAA Douglas Teodoro de Souza.

A dinâmica "Vivendo o Racionamento de Água" teve um saldo positivo. Durante o período de racionamento não faltou água, o que mostra que naquele dia houve uma economia de mais de 30% do volume médio consumido. "A dinâmica e a campanha da semana da água foram ótimas iniciativas de conscientização que com certeza geram mudanças de hábitos", complementa o assistente de orçamentos e custos da SVAA Artur Parreira Oliveira.

Como parte das ações de conscientização, foram afixados, nas pias e próximos às torneiras da sede administrativa e do Parque Industrial da empresa, adesivos ilustrativos sobre o desperdício e os funcionários da SVAA e colaboradores terceirizados receberam o folheto educativo sobre preservação da água. "A ideia da campanha é que por meio das atividades e das informações passadas, aconteça a conscientização e com isso as atitudes sustentáveis sejam inseridas no cotidiano, seja no trabalho ou em casa", ressalta o gerente de SSMA, José Pereira.

A Semana da Água foi promovida pelo departamento de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA), com o apoio da Diretoria e dos departamentos de Gestão Pessoas, Agrícola, Industrial e Financeiro e Operações Administrativas.