Syngenta alerta para infestação de Sphenophorus Levis e Cigarrinha
28-11-2014

Nesta quinta-feira (27), a Syngenta divulgou o boletim do Programa Vigilante, edição de outubro e no novembro de 2014. O relatório mostra a evolução das infestações de Sphenophorus Levis e a tendência de aumento nos próximos meses.

"Recomendamos o levantamento de pragas, para que os tratamentos sejam realizados antes do nível de dano econômico - 10% tocos atacados.", disseram os engenheiros agrônomos que participam do programa.

Os especialistas também alertaram para a evolução da Mahanarva Fimbriolata - Cigarrinha das raízes em Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo. Por enquanto, a infestação é de 2 ninfas por metro, o que é considerado um nível médio. Mas há a tendência de aumento devido o reinício das chuvas.

"Nesta safra, cada tonelada produzida será muito importante na rentabilidade final, por isso, orientamos aos produtores que tenham atenção especial nos levantamentos periódicos e verifiquem os níveis de danos em suas áreas", concluíram os especialistas do programa Vigilante.

O relatório traz ainda uma análise climática, onde consta uma tendência de que as médias de chuvas nos meses de dezembro/14 e janeiro/15, devem ficar dentro da média histórica, principalmente nos estados do Paraná, Centro-Oeste e em algumas regiões do Sudeste.

Para conferir a íntegra do relatório, clique aqui: http://www.udop.com.br/download/noticias/2014/27_11_boletim_syngenta.pdf


Sobre o Programa Vigilante

Uma equipe de 100 engenheiros agrônomos e consultores acompanha o desenvolvimento das mudas e verifica, a cada 10 dias, as condições que podem favorecer o aparecimento de pragas e doenças do campo, de forma regional.

O programa está em andamento em mais de 300 áreas comerciais no Nordeste e nos Estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins.

Patrícia Mendonça