Syngenta mostra como uma sigla pode impactar diretamente na rentabilidade do canavial
07-01-2016
Leonardo Ruiz
Durante o 14º Produtividade e Redução de Custos da Agroindústria Canavieira, o gerente de marketing cana-de-açúcar da Syngenta, Leonardo Pereira, falou sobre o ROI (Retorno sobre o investimento), uma sigla criada pela multinacional para exemplificar como os produtores e usinas podem obter alta produtividade através da utilização do seu amplo portfólio de produtos.
Leonardo disse que o setor sucroenergético precisa dessas ferramentas para alavancar sua produtividade. "Nos últimos 30 anos, crescemos apenas 10% nesse quesito, enquanto que, no mesmo período, o algodão cresceu 10 vezes, o arroz, três, e o amendoim teve sua produtividade dobrada."
Para auxiliar nessa busca por produtividade, Leonardo falou sobre os diversos produtos da empresa e o retorno que pode ser obtido com eles. Um dos destaques foi o PLENE PB, sistema de mudas pré-brotadas que oferece uma alta taxa de multiplicação, com aumento de produtividade, vigor e qualidade. "Ele também representa uma solução para falhas de plantio, que ocasionam grandes problemas, já que falhas de 20% significam 6% de perda em produtividade”. De acordo com o gerente de marketing, a cada R$ 1,00 gasto com o Plene PB, R$ 5,00 voltam para o bolso do produtor.
O fungicida destacado foi o PRIORI XTRA, usado em pulverizações preventivas para o controle de doenças da parte aérea, bem como no tratamento industrial de mudas e aplicação no sulco de plantio. "Aqui, a cada R$ 1,00 gasto, é possível obter R$ 7,00 de retorno.”
Como o controle de plantas daninhas também é vital para manter a produtividade em altos níveis, Leonardo recomendou o uso do herbicida LUMICA, produto seletivo, de ação sistêmica, indicado para o controle pós-emergente. Contendo o ingrediente ativo mesotriona na sua formulação, o produto caracteriza-se pelo seu amplo espectro de controle das plantas infestantes anuais de folhas largas, controlando a corda-de-viola e o capim-colchão. O DUAL GOLD também é uma opção para o produtor, já que combate as braquiárias e as espécies de capim. "Além de serem os herbicidas mais seletivos do mercado, esses produtos ainda proporcionam 13 toneladas de cana a mais por hectare. Lembrando que, a cada R$ 1,00 gasto, o produtor consegue R$ 6,00 de retorno."
Veja matéria completa na editoria Conjuntura na nova edição da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, basta baixar GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.