Tânia Márcia Campos Fernandes é uma das personagens do livro Mulheres da Cana-de-Açúcar
24-03-2023

O livro será lançado no 11º Encontro Cana Substantivo Feminino que acontece em 30 de março, no Centro de Cana do IAC, em Ribeirão Preto.  A parte presencial está com as 500 vagas esgotadas, mas o Encontro pode ser acompanhado em tempo real pelo Youtube da CanaOnline – https://www.youtube.com/watch?v=IKHDjurIQwQ

Ao longo de sua vida profissional, Tânia Márcia Campos Fernandes afirma não recordar de ter enfrentado dificuldades em função de seu gênero. Engenheira química, a profissional atuou por mais de duas décadas na gestão de operações industriais em empresas no setor de metalurgia de não-ferrosos.

Em 2015, Tânia foi contratada pela já extinta Biosev onde atuou como gerente industrial em Leme e Superintendente nos polos de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Atualmente atua como diretora agroindustrial dos parques de bioenergia MB e Vale do Rosário, as duas localizada em Morro Agudo, interior paulista, e agora pertencentes a Raízen, que em abril de 2022 finalizou a integração dos ativos da marca Biosev. “É muito gratificante trabalhar em uma empresa que tem a sustentabilidade como a base dos seus negócios, e que se propõe a liderar o processo de transição energética a nível global.”

Com relação a presença feminina no setor bioenergético nacional, ela afirma que as mulheres vêm ganhando seu espaço de forma mais expressiva nos últimos anos, graças às políticas de inclusão que estão sendo adotadas por um número cada vez maior de empresas. “No futuro, a participação das mulheres deve ser bem maior do que a atual, considerando todos os programas de entrada e desenvolvimento que estão sendo implementados. Na medida em que elas ocuparem mais posições de liderança, a inclusão acontecerá de forma mais orgânica e a tendência é que haja mais equilíbrio entre os gêneros.”