Técnicos da Conab coletam dados sobre cana-de-açúcar junto às usinas sucroalcooleiras
08-07-2025

Trabalhos ocorrem até o próximo dia 18 nas unidades produtivas em 19 estados brasileiros. As informações serão utilizadas no 2º Levantamento da Safra 2025/2026 de cana.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) inicia nesta segunda-feira (7) a pesquisa junto às indústrias sucroalcooleiras sobre a produção de cana-de-açúcar. Até o próximo dia 18, os técnicos da Companhia levantam dados nas unidades produtivas em operação em 19 estados brasileiros. As informações serão utilizadas no 2º Levantamento da Safra 2025/2026 de cana.

O trabalho será feito pelos técnicos diretamente em campo nos estados de São Paulo, Sergipe, Bahia, Paraíba, Alagoas, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Goiás e Paraná. Já nos estados do Pará, Amazonas, Tocantins, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo a pesquisa será realizada de maneira remota.

Além dos dados tradicionais, como área plantada, perspectivas de produtividade média, influência das condições climáticas, produção, evolução de colheita, a pesquisa contempla informações sobre a produção de açúcar total recuperável (ATR), a destinação da cana esmagada, bem como a produção de etanol e açúcar. Adicionalmente, o levantamento engloba a produção de etanol derivado do milho, que já apresenta um expressivo e crescente volume de produção.

As informações atualizadas sobre a safra de Cana 2025/26, com as análises técnicas, serão divulgadas no dia 26 de agosto, no site da Conab. De acordo com o 1° Levantamento da cultura na atual temporada, publicado pela Conab em 29 de abril, às condições climáticas desfavoráveis durante as fases de desenvolvimento das lavouras em 2024 impacta nas produtividades do atual ciclo, com a produção estimada em 663,4 milhões de toneladas de cana.

Fonte: Conab