Tecnologia de aplicação em taxa variável oferece corretivos agrícolas sob medida
28-10-2015

Os solos de uma propriedade agrícola nem sempre apresentam uma composição uniforme, sendo que os mesmos podem ter áreas com diferentes características físico-químicas e necessitar de quantidades diferenciadas de corretivos agrícolas. Porém, mesmo assim, ainda é comum que os produtores adicionem esses produtos de maneira uniforme, sem que sejam levadas em consideração essas particularidades.

Entretanto, com o avanço das técnicas de Agricultura de Precisão já é possível criar, através da amostragem de solo em grade, mapas de fertilidade que irão indicar a necessidade de calcário, gesso, potássio e fósforo da propriedade subdividida em pequenas áreas. Com essas informações em mãos, o produtor consegue aplicar os insumos a taxas variáveis, levando em conta cada particularidade do terreno. A tecnologia consiste, basicamente, em colocar mais onde precisa de mais e menos onde precisa de menos.

Entre os benefícios da tecnologia, está o uso mais racional de insumos, que pode chegar a uma economia média de 30%. Além disso, há um aumento do potencial produtivo do solo e uma produção maior e de maior qualidade.

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.