Tecnologia de baixa dosagem é a nova solução da Syngenta para o manejo da broca nos canaviais
12-11-2024
FRONDEO®, inseticida derivado da molécula PLINAZOLIN® Tecnology, chega ao mercado para controlar uma das principais pragas da cultura da cana
A safra de cana-de-açúcar 2024/25 deve atingir mais de 685 milhões de toneladas, de acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). E mesmo com uma queda de 3,8% na produtividade, apontada por alguns centros de pesquisas, o Brasil se manterá no posto de maior produtor da cultura, assim como líder na produção de açúcar e segundo maior produtor de etanol do mundo.
Apesar da expectativa positiva para o segmento, canavicultores têm sofrido com a pressão de inúmeras pragas e doenças, principalmente com a Diatraea saccharalis – que é mais conhecida como a broca da cana. Esta lagarta afeta os canaviais reduzindo a produção da cultura por hectare, a quantidade de açúcar acumulado por tonelada e, ainda, a qualidade da matéria-prima, deixando a lavoura vulnerável para outras pragas, além de culminar em uma redução na rentabilidade do produtor.
Alguns centros de pesquisas, como o Centro de Tecnologia da Cana (CTC), avaliam prejuízos na casa de R$4,8 bilhões em Margem de Contribuição Agrícola e Industrial (MCAI), por ano, devido à infestação da broca nos canaviais de todo o país.
Para Marcos Queiroz, Gerente de Marketing responsável pelo portfólio de Inseticidas da Syngenta, a adoção de novas tecnologias capazes de controlar as infestações e reduzir o risco de resistência da praga aos defensivos disponíveis no mercado é fundamental
“O agricultor realiza o manejo para o controle da broca por diversos meios, mas o uso de um produto químico seletivo à essa praga e que possua compatibilidade com produtos biológicos, é uma ferramenta prioritária a ser utilizada em situações que exijam uma resposta rápida e assertiva. Por isso, o desenvolvimento de tecnologias que ofereçam eficiência é fundamental para otimizar o trabalho do agricultor”, pontua Queiroz.
Nesse cenário, a Syngenta lança FRONDEO®, produto que foi desenvolvido para controlar a broca da cana-de-açúcar. O inseticida proporciona maior eficiência operacional e eficácia com baixa dosagem, além de ter compatibilidade com produtos biológicos e viabilizar a aplicação por meios aéreo e terrestre. Essas características, aliadas ao fato de o produto não ser lavado pela chuva, não ser degradado pelo sol e não ter resistência cruzada, contribuem para o principal desafio no manejo da broca, o operacional.
A solução é derivada de PLINAZOLIN® technology, nova molécula que apresenta um grupo químico inédito, sendo altamente eficaz e proporcionando um longo período de controle, incomparável com as soluções atualmente disponíveis no mercado.
“O modo de ação do FRONDEO® é diferente de todas as opções voltadas ao manejo da broca disponíveis no mercado. Com um período de controle que age por cerca de 90 dias, reduz o número de entradas de maquinário nas lavouras, diminuindo, assim, os custos com as atividades operacionais. Como o produto é muito mais eficaz no controle da broca, ele oferece mais tranquilidade para os canavicultores e tomadores de decisão das usinas sucroalcooleiras”, destaca Renato Pirola, Gerente de Marketing de Culturas na Syngenta.
Soluções Digitais para cana
A Syngenta também oferece soluções digitais com foco na cultura da cana-de-açúcar, a Usina Delta, por exemplo, alcançou excelentes resultados a partir da utilização de Cropwise Protector - plataforma de agricultura digital que monitora e otimiza as atividades operacionais no campo, proporcionando uma tomada de decisão mais rápida e assertiva, incluindo análises minuciosas do solo e de todo o processo de irrigação e fertirrigação.
Após adotar a ferramenta, em 2022, a Delta passou a registrar uma redução de 15% no índice de infestação da broca da cana-de-açúcar, além da diminuição de perdas na colheita que passou de 1,8 para 0,7%. A digitalização da operação refletiu na qualidade, produtividade e rentabilidade dos canaviais e na agilidade das equipes de campo da usina.
“A Syngenta segue investindo no desenvolvimento de novas soluções para potencializar a produtividade e qualidade da cana. É uma verdadeira era de transformação desse cultivo tão importante para a economia brasileira, e estamos preparados para esse momento com o lançamento de inovações que já estão transformando os canaviais”, destaca Queiroz.
Roadshow FRONDEO®
Com o intuito de promover boas práticas agrícolas, a Syngenta anuncia o Roadshow FRONDEO®, uma série de eventos destinados a disseminar o conhecimento sobre o manejo integrado de pragas (MIP). “O Roadshow será uma oportunidade valiosa para todos os envolvidos na cadeia produtiva da cana-de-açúcar. Queremos compartilhar conhecimento agronômico e melhores práticas agrícolas para o controle da broca, buscando sempre apoiar os agricultores e tomadores de decisões das usinas sucroalcooleiras com as ferramentas necessárias para enfrentar os desafios no campo. Juntos, vamos construir um agro cada vez mais inovador, rentável e sustentável”, afirma Pirola.
Confira abaixo algumas das cidades que receberão o evento nos próximos dias:
- 5 de novembro – São José do Rio Preto (SP)
- 7 de novembro – Ribeirão Preto (SP)
- 12 de novembro – Uberaba (MG)
- 21 de novembro – Goiânia (GO)
- 26 de novembro – Piracicaba (SP)
Sobre a Syngenta Proteção de Cultivos
A Syngenta Proteção de Cultivos é uma empresa líder em inovação agrícola, trazendo tecnologias e soluções de ponta que viabilizam que os agricultores obtenham alta produtividade com sustentabilidade. Oferecemos um portfólio líder em soluções de Proteção de Cultivos para a saúde das plantas e do solo, bem como soluções digitais que transformam a tomada de decisão dos agricultores. Nossos 17900 profissionais focam em avançar a agricultura em mais de 90 países em todo o mundo. A Syngenta Proteção de Cultivos está sediada na Basileia, na Suíça, e é parte do Syngenta Group. Siga-nos no LinkedIn em www.linkedin.com/company/syngenta e no Instagram em https://www.instagram.com/syngentabrasil/.
O conteúdo deste press release serve a propósitos apenas informativos. Ele não é, nem deve ser interpretado como, uma oferta para venda ou emissão, como solicitação de oferta de compra de quaisquer títulos ou outras participações imobiliárias.
Giusti Comunicação (FSB Holding)
Eloisa Rangel
Juscelino Junior