Tempo curto para a manutenção
01-03-2016

Com uma safra quase ininterrupta, é importante que as unidades planejem corretamente suas ações preventivas e corretivas


No Centro-Sul, o último e os primeiros meses de cada ano são reservados para a entressafra nas usinas de cana-de-açúcar. Esse período, que geralmente vai de dezembro a março, é dedicado para avaliações e reparos nos maquinários e equipamentos a fim de que tudo esteja funcionando 100% quando a nova safra chegar.

Porém, o atual ciclo foi marcado por uma situação atípica. A grande incidência de chuvas ao longo do ano passado deixou muita cana em pé, muitas unidades optaram por continuar o processamento, estendendo a moagem até os primeiros meses de 2016. Embora seja relativamente positiva do ponto de vista financeiro, essa opção deve ser feita com cautela, já que as manutenções de entressafra são vitais para que não haja nenhuma surpresa quando a nova safra começar.

Na Unidade Ivaté, do Grupo Santa Terezinha, localizada na cidade paranaense de mesmo nome, o processo de produção foi interrompido na última semana de dezembro. Em função das previsões de chuva para o mês de janeiro, a Empresa viu que não seria viável manter a operação em função da elevação de custos e queda na produtividade. “Dessa forma, os meses de janeiro e fevereiro foram reservados para a manutenção”, afirma a gerente industrial da Unidade, Elenilda Aparecida Trazzi Rodrigues.

Confira matéria completa na editoria Tecnologia Industrial, edição 30 da revista Digital CanaOnline, que sai nesta semana. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.