Tereos doa R$ 1 milhão para Hospital de Base de Rio Preto
07-12-2018

Recursos serão usados para instalação de centro de tratamento especializado em vítimas de queimaduras graves

A Tereos, segunda maior produtora mundial de açúcar, anunciou nesta quinta-feira (29) a doação de R$ 1 milhão para o Hospital de Base (HB) de São José do Rio Preto. O recurso será usado como parte do projeto de instalação de um centro de tratamento especializado em vítimas de queimaduras graves.

A nova ala do HB vai ajudar a resolver uma carência existente hoje no atendimento médico a queimados na cidade e região. Embora o hospital seja referência nacional em atendimentos de alta complexidade, pessoas que chegam ao HB com queimaduras graves, após serem estabilizadas, precisam ser transferidas para centros especializados localizados em outras cidades.

O objetivo da nova ala é garantir atendimento de qualidade a 100% das vítimas de queimaduras graves da cidade e tornar o HB referência também nesse tipo de tratamento. A doação da Tereos vai permitir a adequação de uma área de 805 m², localizada no 1º andar do Bloco D. O projeto prevê a aquisição de equipamentos, a instalação de consultórios ambulatoriais e toda a estrutura para a recuperação dos pacientes. Além da doação da Tereos, serão aplicados recursos da Funfarme, fundação mantenedora do Hospital de Base.

“Saber que estaremos contribuindo com a construção de uma obra tão importante para o tratamento humanizado de vítimas de acidentes com queimaduras graves na maior cidade da região nos deixa gratificados”, comentou Jacyr Costa Filho, diretor da Região Brasil do Grupo Tereos. “O HB é um grande orgulho para a cidade e uma referência na medicina do nosso estado.”

“Doações de instituições parceiras são fundamentais para podermos manter nossa Fundação. Em tempos de crise, é necessário ir além do apoio dos governos e contar com a ajuda também da sociedade. Estamos imensamente agradecidos e esperamos que esse exemplo seja seguido por mais empresas, a fim sempre de ajudar o próximo”, afirma o diretor executivo da Funfarme, Jorge Fares.

Nos últimos dois anos, 486 pessoas vítimas de queimaduras foram atendidas pelo HB, uma média de 20 por mês. Com a nova ala, a estimativa é elevar o atendimento mensal para 30 pacientes, contemplando todos os níveis de gravidade.

Antes do HB, a Tereos já havia anunciado doação para o Hospital do Amor (antigo Hospital de Câncer), de Barretos, e para Santas Casas de Barretos, Olímpia e Pitangueiras. Em breve, serão anunciados ainda doações em Tanabi e Guaíra.

O repasse faz parte de captação efetuada pela Tereos junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), que inclui uma linha de financiamento para Investimentos Sociais das Empresas (ISE), disponibilizada pelo banco desde 2006 para projetos que reforcem a responsabilidade social corporativa.

Sobre a Tereos

Valorizar as matérias-primas agrícolas para o desenvolvimento de produtos alimentícios de qualidade é a nossa visão. Tereos é uma líder global nos mercados de açúcar, álcool, etanol e amidos. Os compromissos do grupo com a sociedade e com o meio ambiente têm contribuído com a performance da companhia no longo prazo, enquanto reforça nossa atuação responsável. O grupo Tereos reúne 12 mil produtores cooperados e possui com reconhecido know-how no processamento de beterraba, cana-de-açúcar e cereais. Operando 49 unidades industriais e contando com 25.000 colaboradores em 17 países, Tereos atende seus clientes em seus mercados locais, com uma oferta ampla de produtos. No período de 2017/18, o grupo obteve uma receita de 5 bilhões de euros.

Tereos no Brasil

A Tereos no Brasil é composta pela Tereos Açúcar & Energia Brasil, Tereos Amido & Adoçantes Brasil e Tereos Commodities Brasil. No noroeste do Estado de São Paulo, a melhor área agrícola brasileira para o cultivo de cana-de-açúcar, a Tereos Açúcar & Energia Brasil – detentora da marca Guarani, voltada para o varejo, e produtora de etanol e energia elétrica, proveniente da cogeração do bagaço de cana-de-açúcar – concentra suas sete unidades de processamento (Andrade, Cruz Alta, São José, Severínia, Mandu, Tanabi e Vertente) e duas refinarias (Cruz Alta e Andrade). Tereos Amido & Adoçantes Brasil, com operação em Palmital (SP), diversifica o portifólio da Tereos Brasil com a fabricação de produtos derivados de milho e mandioca. A Tereos Commodities opera como trading e possui escritórios em sete países.

Sobre o Hospital de Base de Rio Preto

O Hospital de Base de Rio Preto é um dos maiores e mais importantes complexos hospitalares do Estado de São Paulo. Hospital-escola, ligado à Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp), o HB (como é conhecido por todos) destaca-se pelo corpo clínico altamente qualificado, com médicos reconhecidos nacionalmente, e pela Medicina de alta tecnologia que oferece aos pacientes, dos quais, 85% são do Sistema Único de Saúde (SUS). Embora seja o centro médico de referência para o atendimento de mais de 2 milhões de habitantes dos 102 municípios pertencentes à Divisão Regional de Saúde de Rio Preto (DRS 15), o Hospital de Base atrai pessoas de todas as regiões do Brasil e até da América Latina, que reconhecem a qualidade da Medicina e de seus serviços. Isto faz com que o HB apresente números impressionantes, que o colocam entre os maiores hospitais do Brasil. São mais de 46.000 atendimentos por mês feitos por quase 1.089 médicos e residentes e outros 1.653 profissionais da Saúde que abarcam 30 especialidades e 117 sub-especialidades médicas. Quando somados aos funcionários das outras áreas transformam o Hospital de Base em é uma cidade de 4.054 habitantes.

Fonte: Assessoria