Thaís Fornícola, gerente de manutenção automotiva da Raízen, no VIII Encontro Cana Substantivo Feminino
12-03-2019

Evento, com inscrição gratuita, reunirá em Ribeirão Preto, SP, mulheres que atuam em diferentes setores da agroindústria sucroenergética e do agronegócio

“Quero utilizar a minha experiência e a minha história para abrir portas para que outras mulheres possam assumir cargos de liderança no mundo agro e setor sucroenergético”. Essa afirmação é da engenheira elétrica Thaís Fornícola, gerente de manutenção automotiva da Raízen, que participará do VIII Encontro Cana Substantivo Feminino, programado para 21 de março no Centro de Cana do Instituto Agronômico (IAC), em Ribeirão Preto, SP. Ela será uma das debatedoras do painel “As mulheres dominam as máquinas”.

“O cenário está mudando, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido”, diz Thaís Fornícola ao comentar a presença da mulher em cargos de lideranças em unidades e grupos sucroenergéticos. Segundo ela, já é possívelver mulheres em cargos de liderança no setor, como tem ocorrido na Raízen. Ela destaca inclusive,entre os momentos marcantes de sua carreira, o fato de assumir a área de manutenção automotiva como única executiva mulher da agrícola. “Foi um grande desafio, uma quebra de paradigma e, além disso, os resultados de performance da área foram excelentes”, ressalta.

Thaís Fornícola iniciou a sua trajetória no setor sucroenergético há quase 10 anos, trabalhando sempre nas áreas de suporte e controle. Nos últimos dois anos, ela se aproximou do setor agro, passando a atuar como gerente de manutenção automotiva na Raízen. Formada em engenharia elétrica pelo Instituto Mauá de Tecnologia, em São Caetano do Sul, SP, começou a sua carreira profissional, trabalhando em consultoria de sistemas e processos.

As atribuições de Thaís, como responsável pela área de manutenção automotiva, incluem a definição das diretrizes e métricas da área, a governança dos processos e a gestão do time. Umadas medidas importantes da Raízen nessa área tem sido a realização de investimentos na atração e capacitação da equipe de manutenção. “Fizemos um projeto, em conjunto com o RH, que selecionou e treinou mais de 50 gestores de operação de manutenção. A ideia é que tenhamos um time forte, diverso e capacitado para garantir excelente performance e atuar como multiplicador no campo”, revela.

Para a gerente de manutenção automotiva, a atuação em uma área de produção agrícola é muito desafiadora. “A evolução da tecnologia no campo, aliada ao alto nível de excelência operacional que a Raízen trabalha, faz com que tenhamos que nos reinventar a todo momento. A Raízen acompanha a rápida evolução do mercado, pensando no futuro como algo que já acontece e ao mesmo tempo na perenidade de seus negócios a longo prazo”, afirma a debatedora do VIII Encontro Cana Substantivo Feminino.

Além de “As mulheres dominam as máquinas”, o evento terá os painéis: “Com elas os tratos culturais têm excelência”, “Mulheres na Gestão” e “As Mulheres e a Ciência”.

O Encontro Cana Substantivo Feminino é voltado para proprietárias de usinas, diretoras, superintendentes, gerentes, coordenadoras, engenheiras, administradoras de empresa, assistentes sociais, psicólogas, pesquisadoras, professoras, jornalistas, economistas, produtoras rurais, estudantes, operadoras de máquinas agrícolas, de colhedoras de cana, motorista de rodotrem, profissionais de venda, enfim, mulheres que atuam na agroindústria sucroenergética e no agronegócio.

Doação para hospital e associação

A inscrição para o VIII Encontro Cana Substantivo Feminino é gratuita e dá direito aos debates, test-drive com máquinas agrícolas, café de boas-vindas, brunch, coquetel de confraternização. Cada participante receberá ainda sacola oficial do evento recheada de mimos.

Para fazer a inscrição, basta enviar um e-mail para luciana@canaonline.com.br . E informar nome, empresa, função e fone. As vagas são limitadas.

Durante a inscrição, poderá ser feita uma doação, de maneira voluntária, de R$ 50,00que serão destinados integralmente ao Hospital de Amor (antigo Hospital de Câncer de Barretos) –www.hcancerbarretos.com.br – e para a Associação Cultural Educacional Social e Assistencial Capuava (Acesa Capuava)–www.acesacapuava.com.br–, que atende pessoas com autismo.

Quem puder doar, basta complementar as informações do e-mailcom nome completo, endereço completo e CPF, para que ocorra o encaminhamento de um boleto.

 

Serviço

VIII Encontro Cana Substantivo Feminino

Data: 21 de março de 2019

Local: Centro de Cana do IAC – Ribeirão Preto/SP

Contato: (16) 3627-4502 | (16) 3446-6877

Dúvidas e inscrições: luciana@canaonline.com.br

Mais informações: https://www.facebook.com/cana.substantivo.feminino

 

 

Fonte: Cana Substantivo Feminino