Top Cana chega ao final da segunda fase com resultados positivos
04-06-2018

Programa oferece suporte aos produtores de cana-de-açúcar com o objetivo de promovera melhoria das práticas agrícolas e a sustentabilidade da produção

Andréia Vital

Lançado em junho de 2016, o Top Cana, programa desenvolvido pela Associação dos Fornecedores de Cana de Guariba (Socicana), Solidaridad e Raízen com o objetivo de promover a melhoria das práticas agrícolas e a sustentabilidade da produção, encerrou o seu segundo ano no dia 10 de maio, em evento realizado no auditório da Socicana, em Guariba, SP, com a presença de produtores e profissionais do setor.

Além de oferecer um processo de melhoria continua à atividade do produtor, através de treinamento, capacitação e visitas ao campo, o programa ajuda na identificação dos pontos fortes e fracos da propriedade, ampliando o campo de visão do agricultor em relação à eficiência e à redução de custos com a implantação de boas práticas. “O Top Cana vem atender às necessidades do produtor, como também orientá-lo sobre a melhor forma de fazer todas as adequações na sua propriedade exigidas pela legislação. Da mesma forma, capacitá-los nas questões financeiras e gerenciais para que possam trazê-los para uma nova realidade de produção”, afirmou o presidente da Socicana, Bruno Rangel Geraldo Martins.

Para Aline Kimera Silva, gerente da cadeia de cana da Solidaridad, a iniciativa ganhou corpo e adesão conforme as ações foram se desenvolvendo. “No primeiro ano, tivemos uma sensibilização muito grande do que era o projeto, que começou com 100 produtores e a ideia era que mais produtores se interessassem e participassem”. No segundo ano do programa foram atendidos 120 produtores, que foram acompanhados na busca da melhoria contínua da sustentabilidade do negócio da cana.

Segundo a representante da Solidaridad havia uma limitação técnica de visitas e de atendimento, mas com a implantação do aplicativo Farmin g Solution desenvolvido pela Solidaridad, será possível expandir o número de participantes, já que os produtores poderão acompanhar seu desempenho individual a partir do aplicativo. “Para nós é um prazer ser parceiro da Socicana nesta iniciativa”, disse, comentando que “o programa atende além de fornecedores da Raízen, também fornecedores das usinas São Martinho, Santa Adélia, São Carlos e Pitangueiras. Dessa forma, essas usinas são indiretamente participantes da iniciativa”, afirmou.

Já referência no Brasil, o Top Cana, teve reconhecimento internacional ao ganhar o Prêmio Bonsucro Inspire Award 2018, entregue durante a Semana Bonsucro realizada na Nicarágua, em janeiro. A Bonsucro é uma das principais certificadoras do setor sucroenergético e a premiação é feita anualmente para homenagear a entidade que mais se destacou no cenário mundial em relação à adoção, divulgação e treinamento sobre práticas agrícolas sustentáveis e utilização de processos de melhoria contínua na produção.

Veja matéria completa na edição 54 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.