Toyota, Idemitsu, Kosan, ENEOS e Mitsubishi avançam em estudos para combustíveis neutros em carbono para automóveis
29-05-2024

Iniciativa contempla biocombustíveis elaborados a partir de matérias-primas como plantas que absorvem CO2 por meio da fotossíntese

A Toyota em conjunto com a Idemitsu Kosan Co., Ltd., a ENEOS Corporation e a Mitsubishi Heavy Industries, Ltd. anunciaram o início dos estudos para a introdução e disseminação de combustíveis neutros em carbono que contribuirão para a descarbonização dos automóveis. A meta é de que em 2030, os combustíveis neutros sejam introduzidos no Japão.

Sobre os combustíveis neutros em carbono

Os combustíveis neutros em carbono limitam as emissões de CO2 durante todo o ciclo de vida do produto. É um termo abrangente que inclui combustíveis sintéticos (e-fuel) elaborados a partir de hidrogênio e CO2, e biocombustíveis elaborados a partir de matérias-primas como plantas que absorvem CO2 por meio da fotossíntese.

Escopo do estudo conjunto das quatro empresas

Discutir e analisar cenários e cronogramas para a introdução de combustíveis neutros em carbono no mercado automotivo japonês e os diversos sistemas necessários para sua introdução.

Investigar a viabilidade da produção sob perspectivas como a segurança energética no Japão.

Focada em uma abordagem de múltiplas alternativas tecnológicas, a Toyota está trabalhando rumo à neutralidade de carbono não apenas por meio da disseminação de veículos eletrificados, mas também reduzindo as emissões de CO2 dos veículos com motor de combustão interna. Em 2007, introduziu no Brasil os veículos de combustível flexível (veículos que podem funcionar tanto com biocombustíveis quanto com gasolina). No futuro, continuará trabalhando para reduzir as emissões de CO2 dos veículos com motor de combustão interna, incluindo os veículos existentes, e também considerará o desenvolvimento de motores projetados especificamente para veículos eletrificados que contribuam para a disseminação de combustíveis neutros em carbono.

Já a Idemitsu Kosan, estabeleceu a visão "a formação da mudança" 2050 e, com base nesta premissa, tem trabalhado na implementação social de um fornecimento constante de "Energia um passo à frente" diversificada e ecológica, que constitui um dos três domínios comerciais estabelecidos em seu plano de gestão a médio prazo. Como parte deste esforço, a empresa busca a introdução precoce e a disseminação de combustíveis neutros em carbono (combustíveis sintéticos e biocombustíveis), enquanto colabora com várias empresas dentro e fora do Japão.

A ENEOS afirmou na visão a longo prazo de seu Grupo que assumirá o desafio de alcançar tanto um fornecimento estável de energia e materiais quanto a realização de uma sociedade neutra em carbono, está realizando várias iniciativas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, incluindo o uso de hidrogênio e energias renováveis e o desenvolvimento empresarial de combustíveis neutros em carbono, como os combustíveis sintéticos.

O Grupo MHI fez sua declaração de neutralidade de carbono para 2040, "MISSÃO NET ZERO", e está trabalhando ativamente para construir um ecossistema de soluções de CO2 e de hidrogênio. Por meio dos produtos, tecnologias e serviços do grupo MHI que ajudam a reduzir as emissões de CO2, assim como novas soluções e inovações que serão desenvolvidas com parceiros ao redor do mundo, contribuindo para tornar realidade uma sociedade neutra em carbono.

Fonte: Uagro