Transformação de motores originalmente diesel para biometano é um ótimo negócio para o setor bioenergético
11-05-2023
Utilizar o biometano no lugar do diesel na frota agrícola – caminhões, tratores e colhedoras de cana – é o desejo do setor bioenergético
O biogás é uma alternativa renovável e economicamente viável para substituir o gás natural, de origem fóssil. E, aproveitando os coprodutos oriundos da fabricação de açúcar e etanol, como a vinhaça, palha e a torta de filtro, estima-se que a produção de biogás pelo setor bioenergético possa atingir 34,9 bilhões de m³ em 2032.
Além de a geração de energia elétrica e gás de cozinha, o biogás, ao passar por um processo de purificação, se torna o biometano, substituto do óleo diesel. Com emissão zero de materiais particulados, responsáveis pela má qualidade do ar, o biometano da cana pode suprir cerca de 20% da demanda de diesel no setor agropecuário, segundo estudos da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
Utilizar o biometano no lugar do diesel na frota agrícola – caminhões, tratores e colhedoras de cana – é o desejo do setor bioenergético, pois além de reduzir custos com combustível, irá descarbonizar o processo de produção, tornando-o ainda mais verde, gerando mais créditos de carbono. Grupos como a Raízen e a Cocal, que já têm plantas de biogás em funcionamento, estão mais próximos dessa realidade.
Dê olho nesse mercado de veículos pesados transformados de diesel para biometano, a MWM apresentou na 28ª Agrishow, feira internacional de tecnologia agrícola, que aconteceu em Ribeirão Preto, SP, de 1 a 5 de maio, sua tecnologia que viabiliza essa operação. Juliano Capana, especialista de Aplicações na MWM, está voltado para o projeto de transformação veicular de motores originalmente diesel, segundo ele, esse motor é removido e em seu local é colocado um novo motor, 100% biometano.
Confira os detalhes:

