Tratos culturais para as variedades de Cana-energia Vertix serão apresentados no 15º Herbishow
10-05-2016

Não é apenas a variedade de cana-de-açúcar tradicional que precisa ser vem cuidada. Também as variedades de Cana-Energia exigem tratos culturais adequados para entregar bons resultados ao produtor.

No 15º Herbishow, que começa amanhã, em Ribeirão Preto, José Antônio Bressiani, da Granbio, realizará a palestra “Tratos culturais no cultivo das variedades Vertix de Cana-energia”. O tema será abordado no segundo dia de evento, na quinta-feira.
Lançadas no ano passado pela GranBio, as variedades Vertix 1 e Vertix 2 são os nomes das duas primeiras variedades de Cana-energia da companhia, que começaram a ser plantadas em escala comercial em 2016. Segundo José Bressiani, diretor agrícola da GranBio, a expectativa é que virem realidade para os produtores canavieiros em pouco tempo.
As duas variedades foram apresentadas durante o 18º Seminário de Mecanização e Produção de Cana-de-Açúcar do Grupo IDEA, que aconteceu nos dias 30 e 31 de março, em Ribeirão Preto.
Lançados em 2015, esses materiais possuem características bem interessantes. "Comparando com as variedades de cana-de-açúcar tradicionais, as variedades de Cana-Energia da Granbio possuem o dobro do teor de fibra (que sai de 13% para 26%) e de massa verde. Elas possuem, ainda, maior longevidade, cerca de 10 cortes, e resistência média a pragas e doenças", disse Bressiani.
Para 2020, a GranBio já espera possuir outras variedades de Cana-Energia que, segundo ele, possuirão ainda mais fibra, atingirão 15 cortes e contarão com alta resistência a pragas e doenças. "Além disso, suas produtividades (açúcares ton/ha) serão maiores do que as encontradas nas variedades de cana-de-açúcar tradicionais."
Segundo Dib Nunes, diretor do Grupo IDEA, outra característica importante das variedades Vertix é a adaptabilidade a solos de baixa qualidade.
“Direcionada para produção de biomassa, elas podem atender a demanda de cogeração das usinas e servir de matéria-prima abundante para a produção de etanol de segunda geração”, afirmou Dib, lembrando que essas variedades produzem de 70 kg a 80 kg de açúcar por tonelada. “É uma verdadeira revolução”, ressaltou.

 

 

Serviço:
15º Herbishow - Seminário sobre Controle de Plantas Daninhas na Cana
Data: de 11 a 12 de maio de 2016
Local: Centro de Convenções de Ribeirão Preto/SP
Endereço: Rua Bernardino de Campos, 999, Centro
Mais informações: 16 3211 4770.
Inscrições pelo site: www.ideaonline.com.br


Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.