Três trabalhos científicos da RIDESA serão apresentados nesta semana em workshop internacional do ISSCT
02-06-2015

Começou ontem, 1º de Maio, na Ilha da Reunião o “11th Germplasm and Breeding & 8th Molecular Biology Workshops”, promovido pela ISSCT (International Society of Sugar Cane Technologists), com a participação de cinco pesquisadores da RIDESA (Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenegético): Hermann Paulo Hoffmann, Monalisa Sampaio Carneiro, Danilo Eduardo Cursi, João Messias dos Santos e Rodrigo Gazaffi.

Neste ano o Workshop irá abordar o tema “Pushing the frontiers of sugarcane improvement”, abrangendo uma vasta gama de assuntos relacionados à genética e ao melhoramento da cana-de-açúcar. Também enfocará a estrutura do genoma, o melhoramento molecular e abordagens sobre transgênicos. Será espaço para a divulgação e discussão de diferentes estudos que têm sido realizados ao redor do mundo. Na área de transgenia, por exemplo, serão apresentadas pesquisas em manipulação genética e adoção/implantação de variedades transgênicas.

A RIDESA teve três trabalhos científicos aceitos pelo ISSCT, sendo dois considerados de maior destaque, e um escolhido para apresentação oral. Os três estudos foram desenvolvidos pela equipe de melhoramento da RIDESA da UFSCar, juntamente com os profissionais da RIDESA da UFAL (Universidade Federal de Alagoas), em parceira com outras instituições brasileiras.

• O trabalho de cana-energia desenvolvido pela UFAL, que será apresentado oralmente, trata da “Seleção para cana-energia na região Nordeste do Brasil”.
• O segundo trabalho para apresentação será “Diversidade genética e mapeamento associativo para brix em um Painel Brasileiro de genótipos de cana-de-açúcar”.
• Outra pesquisa da RIDESA a ser apresentada também tem enfoque em melhoramento clássico. É sobre “Seleção de genitores baseada em série histórica de experimentos”.

O workshop está sendo organizado pelo comitê de Germplasm & Breeding do ISSCT, que é formado pelos pesquisadores Dr. Phillip Jackson (CSIRO, da Austrália), Dra. Anna L. Hale (USDA-ARS, dos EUA), Dr. Edison Silva Cifuentes (CINCAE, do Equador) e Dr. Hermann Paulo Hoffmann (Coordenador do Programa de Melhoramento Genético da Cana-de-açúcar da Universidade Federal de São Carlos, UFSCar/RIDESA, do Brasil).

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.