Troca na presidência da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Açúcar e do Álcool (CSAA), sai Alexandre Lima entra Mário Campos
26-02-2021

Mário Campos, presidente da Siamig, é o novo eleito e assumirá o mandato de dois anos que estava ocupado por Alexandre Andrade Lima, presidente da Feplana

Nesta quarta-feira (24), após dois anos à frente da Câmara Setorial do Ministério da Agricultura (Mapa) para a Cadeia Produtiva do Açúcar e do Álcool (CSAA), Alexandre Andrade Lima passou a presidência do grupo para o líder da Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig), Mário Campos, eleito por unanimidade. Lima, por sua vez, continua no comando da Federação dos Plantadores de Cana do Brasil (Feplana) e se mantém como membro da CSAA.

Lima se destacou em seu mandado como líder da comissão ao imprimir uma intensa agenda repleta de múltiplas atividades para o avanço da agroindústria canavieira.

Foi sob a presidência de Lima na CSAA, por exemplo, que o Governo Federal voltou a taxar o etanol de milho importado dos EUA. A isenção estava afetando toda a cadeia produtiva da cana no Brasil, conforme pontuava a câmara setorial do Mapa nestes dois últimos anos, tendo inclusive o apoio da Câmara Federal. Neste período, graças a atuação da CASS, que contou também com o total apoio da ministra Tereza Cristina e da Confederação Nacional da Agricultura, foi possível atuar na resolução definitiva do problema da falta de mecanismos para o registro de tratores, situação que estava levando à apreensão desses veículos.

“Deixo a presidência com a sensação de dever cumprido. Sou grato a todos os meus pares que auxiliaram para que o melhor ocorresse”, falou Lima na última reunião da CSAA, ocorrida de forma virtual em 24 de fevereiro, enquanto presidente. Seguindo o acordo entre os membros do coletivo para a alternância do segmento na liderança do grupo, que é formado por entidades representativas do setor industrial, agrícola canavieiro e do governo, o novo presidente eleito é Mário, da Siamig, representando as indústrias. Alexandre, da Feplana, era do setor agrícola.

“Acredito que Mário fará uma grande gestão pelo que conheço do seu perfil técnico e por ser uma pessoa competente”, diz Lima. Já o novo presidente da CSAA disse que é uma responsabilidade muito grande que assume, principalmente ao substituir a profícua administração realizada na Câmara Setorial pelo presidente Alexandre da Feplana.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Feplana