TT do Brasil lança na Agrishow primeiro pacote tecnológico para geração de dados em tempo real durante o plantio mecanizado
28-04-2023

Parceria com a Solinftec permitirá melhorar performance da operação no campo

Por Leonardo Ruiz

O plantio mecanizado de cana-de-açúcar voltou a crescer no Brasil, após um período em baixa.  Para Merquisson Sanches, diretor de operações da TT do Brasil, uma das principais fabricantes de máquinas e implementos agrícolas para a cultura canavieira do país, essa retomada do plantio de cana com máquina, deve-se a fatores como o aumento do número de ações trabalhistas e constantes quedas na disponibilidade de mão de obra e, principalmente, a evolução tecnológica de plantadoras de cana, no caso a TT 8022 BR, desenvolvida pela TT do Brasil.

Segundo Sanches, a procura por plantadoras automatizadas tem aumentado em praticamente todas as localidades, inclusive no Nordeste, região conhecida por exportar mão de obra para os estados do Centro-Sul. "Em paralelo, a evolução da tecnologia tem contribuído para mostrar ao setor que os problemas enfrentados nos primórdios da operação ficaram para trás. Hoje, os custos do plantio manual versus mecanizado já se equiparam. Sem falar que o consumo de mudas já é significativamente menor, e a porcentagem de falhas, próxima de zero."

O profissional salienta que as unidades bioenergéticas e agrícolas que não desistiram da tecnologia e trabalharam para aperfeiçoar todos os processos envolvidos, hoje já colhem bons frutos. “Temos um cliente que alcançou um consumo médio de 9,5 toneladas por hectare (ton/ha) com um nível de falhas de apenas 2%."

Com a demanda aquecida, a TT prepara grandes novidades para a Agrishow 2023, principal feira do agronegócio nacional, que será realizada de 01 a 05 de maio em Ribeirão Preto/SP, em um novo horário: das 9h às 18h. Em parceria com a Solinftec, líder global em inteligência artificial e robótica para o agronegócio, a empresa lançará o primeiro pacote tecnológico para o plantio mecanizado de cana-de-açúcar do mundo. A tecnologia, embarcada na plantadora TT 8022 BR, permitirá gerar dados em tempo real, melhorando assim toda a performance da operação no campo. “A TT e a Solinftec se uniram para entregar aos agricultores todo o poder da informação no momento mais importante do seu canavial: o plantio.”

Consolidada no mercado e carro-chefe da empresa, a plantadora TT 8022 BR oferece assertividade e desempenho na operação, com o consumo ajustável de mudas de acordo com a necessidade de cada cliente. Ela possibilita também o plantio em áreas inclinadas devido ao sistema autonivelante da caçamba. A parceria com a Solinftec potencializará ainda mais o desempenho da máquina, uma vez a tecnologia permitirá verificações e análises em tempo real de diversos processos que envolvem o plantio mecanizado, da dosagem de adubos líquidos e sólidos aos tempos de manobra e abastecimento. No final, esses fatos se traduzem em redução de custos operacionais e otimização do gerenciamento e tomada de decisão.

“Essa conectividade embarcada em uma plantadora automatizada é algo inédito no setor, e estamos felizes em poder anunciá-la durante a Agrishow deste ano. Em nosso estande, o público poderá conferir essa tecnologia em totens eletrônicos que demonstrarão todo o poder dessa parceria”, anuncia Merquisson, que ainda confidencia que, num futuro próximo, será possível acompanhar em tempo real o volume de cana-de-açúcar que está sendo aplicado no sulco.

A TT do Brasil estará presente na Agrishow no estande A19d. Mais informações podem ser obtidas no site da empresa: www.ttdobrasil.com.