UFSCar discute nesta semana manejo de variedades de cana com usinas do Oeste paulista
16-08-2016

Programa de Melhoramento Genético de Cana-de-açúcar da RIDESA UFSCar reunirá corpo técnico de unidades produtoras das regiões de Novo Horizonte e Valparaíso

O corpo técnico de dezenas de usinas do Oeste paulista vão se reunir nesta semana para discutir temas relacionados a manejo varietal de cana-de-açúcar.
O Programa de Melhoramento Genético de Cana-de-açúcar (PMGCA) da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) – que realiza neste mês vários encontros sobre variedades em São Paulo e Mato Grosso do Sul – promove hoje (16 de agosto) uma reunião na Usina São José da Estiva, em Novo Horizonte. Um novo encontro acontece no dia 18 de agosto, na AFCOP (Associação dos Fornecedores de Cana da Região Oeste Paulista), em Valparaíso. A expectativa é que várias unidades conveniadas ao programa estejam presentes.

DISCUSSÕES
Na pauta das reuniões estão questões como manejo de variedades RB, características dos materiais, resultados do censo varietal, além de consulta aos participantes quanto às variedades a serem plantadas no próximo ciclo de plantio. “Também vamos aproveitar a oportunidade para saber do desempenho dos materiais lançados no ano passado, obtendo comentários de como estas variedades deverão ser melhor exploradas e faremos uma primeira apresentação dos futuros lançamentos”, relata Hermann Hoffmann, coordenador do PMGCA da UFSCar.
Segundo ele, os dois encontros desta semana terão a presença do fitopatologista Marcelo de Menezes Cruz, e do melhorista Antonio Rosário de Souza, ambos do PMGCA da Universidade Federal de Alagoas.

Rosário fez parte da equipe da universidade que desenvolveu a RB 92579, variedade que é muito plantada na região Oeste do estado de São Paulo, como em usinas e produtores da região de Araçatuba. “A presença deles enriquecerá as nossas discussões. Além disso, aproveitarão a vinda ao Centro-Sul para visitar unidades do interior paulista”, diz Hoffmann.

Veja abaixo a agenda completa de reuniões da RIDESA UFSCar:

• 2 de agosto – Usina São João, em Araras, SP;

• 3 de agosto – Usina Batatais, em Batatais, SP;

• 9 de agosto – Usina Santa Adélia, em Jaboticabal, SP;

• 10 de agosto – Raízen (Unidade Barra), em Barra Bonita, SP;

• 16 de agosto - Usina São José da Estiva, em Novo Horizonte, SP;

• 18 de agosto – AFCOP, em Valparaíso, SP;

• 23 de agosto – Usina Cocal, em Paraguaçu Paulista, SP;

• 24 de agosto – COFCO (Unidade Meridiano), em Meridiano, SP;

• 30 de agosto – em Dourados, MS, em parceria com a Biosul;

• 13 de setembro – Odebrecht Agroindustrial (Unidade Costa Rica), em Costa Rica, MS;

• 13 de setembro – Socicana, em Guariba, SP (público-alvo será o corpo técnico das associações conveniadas).


Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.