UFSCar inicia reuniões com técnicos de usinas e de associações de fornecedores para discutir informações sobre variedades de cana
29-07-2016

Programa de Melhoramento Genético de Cana-de-açúcar da Universidade Federal de São Carlos reúne o corpo técnico de unidades e de associações de produtores de cana de São Paulo e Mato Grosso do Sul

Promover discussões e compartilhar conhecimentos sobre variedades de cana. Estas também são funções da Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (RIDESA). Com este objetivo, o Programa de Melhoramento Genético de Cana-de-açúcar (PMGCA) da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) inicia em agosto uma série de reuniões voltadas aos profissionais do corpo técnico de usinas e de associações de fornecedores de cana dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Ao todo, serão realizados onze encontros.
As duas primeiras reuniões ocorrem na primeira semana de agosto: na Usina São João (dia 2) e na Usina Batatais (dia 3). Os dois últimos encontros estão agendados para meados de setembro (programação completa no final da matéria).
O objetivo da RIDESA UFSCar com a promoção destas reuniões é promover uma discussão específica sobre variedades de cana de maneira informal envolvendo unidades produtoras da mesma região. Um formato que Hermann Hoffmann, coordenador do PMGCA da RIDESA UFSCar, considera eficiente para disseminar informações e compartilhar conhecimento. “Conseguimos formar grupos menores, o que permite uma troca de ideias de maneira objetiva e direta”, pontua.
A maioria dos encontros envolverá somente técnicos de usinas. Já no encerramento da série de reuniões, em 13 de setembro, acontece na sede da Socicana, em Guariba, SP, um encontro específico para técnicos das associações de fornecedores de cana conveniadas à RIDESA UFSCar.
A expectativa é de uma grande participação nos eventos, como ocorreu no ano passado. “Esperamos que todas as unidades conveniadas estejam presentes. Como serão onze reuniões esperamos atingir entre 280 e 360 técnicos”, prevê o coordenador do programa de melhoramento.
Na pauta das reuniões estão questões como manejo de variedades RB, características dos materiais, resultados do censo varietal, além de consulta aos participantes quanto às variedades a serem plantadas no próximo ciclo de plantio. “Também vamos aproveitar a oportunidade para saber do desempenho dos materiais lançados no ano passado, obtendo comentários de como estas variedades deverão ser melhor exploradas e faremos uma primeira apresentação dos futuros lançamentos”, conclui Hermann.
Veja abaixo a agenda completa de reuniões:

• 2 de agosto – Usina São João, em Araras, SP;

• 3 de agosto – Usina Batatais, em Batatais, SP;

• 9 de agosto – Usina Santa Adélia, em Jaboticabal, SP;

• 10 de agosto – Raízen (Unidade Barra), em Barra Bonita, SP;

• 16 de agosto - Usina São José da Estiva, em Novo Horizonte, SP;

• 18 de agosto – AFCOP, em Valparaíso, SP;

• 23 de agosto – Usina Cocal, em Paraguaçu Paulista, SP;

• 24 de agosto – COFCO (Unidade Meridiano), em Meridiano, SP;

• 30 de agosto – em Dourados, MS, em parceria com a Biosul;

• 13 de setembro – Odebrecht Agroindustrial (Unidade Costa Rica), em Costa Rica, MS;

• 13 de setembro – Socicana, em Guariba, SP (público-alvo será o corpo técnico das associações conveniadas).

 

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.