Uisa ministra treinamento sobre segurança e manipulação de alimentos para merenda escolar
13-02-2023

Capacitação foi realizada em parceria com Secretaria de Educação de Nova Olímpia (MT)

Em mais uma ação integrada com a comunidade local, a biorrefinaria uisa participou do Encontro de Formação Continuada dos profissionais da rede de ensino de Nova Olímpia (MT) promovido pela Secretaria Municipal de Educação. Na oportunidade, funcionários da uisa ministraram treinamentos sobre Boas Práticas para Manipuladores de Alimentos e Prevenção de Perigos e Riscos em Cozinhas durante a programação destinada as merendeiras, auxiliares de cozinha e equipe de apoio que atendem mais de dois mil alunos em seis unidades escolares do município.

“Nós temos aqui profissionais efetivos que já atuam na rede municipal de educação e recebem capacitações internas e outros que estão ingressando agora. Essa parceria com a uisa prepara e reforça o conhecimento sobre boas práticas na manipulação de alimentos e segurança no trabalho”, destacou a nutricionista Taysa Campos Fontoura, responsável técnica pela alimentação escolar no município de Nova Olímpia.

 

A capacitação em Boas Práticas para Manipuladores de Alimentos foi realizada pelo engenheiro de alimentos Douglas Arvani Macedo e pela nutricionista Geisa Carolina Chaves Martins. Os participantes receberam instruções relacionadas as boas práticas de manipulação e conservação dos alimentos, doenças transmitidas pela contaminação dos alimentos, higiene adequada do ambiente, utensílios e manipuladores entre outros procedimentos. As orientações atendem aos critérios do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e demais legislações vigentes que regulamentam as técnicas de boas práticas para serviços de alimentação.

“Nossa proposta é fazer com que os alimentos cheguem aos alunos de forma saudável e segura, sem riscos de provocar doenças causadas por contaminações. Nossas atividades na uisa envolvem esses cuidados tanto no refeitório que disponibiliza alimentação para os funcionários, quanto na fabricação do açúcar Itamarati que segue padrões rígidos garantindo a produção e distribuição de um alimento seguro aos seus consumidores. Hoje viemos aqui contribuir um pouco com nosso conhecimento e aprender com a experiência de cada participante”,  disse o engenheiro de alimentos da uisa, Douglas Macedo. Essa integração com a comunidade, faz parte do programa de Cultura de Segurança de Alimentos da uisa.

A merendeira Olinda Pereira da Silva, atua há 24 anos na rede municipal de ensino e pontou algumas medidas que considera importantes para garantir uma alimentação segura aos alunos. “A gente tem o cuidado com a limpeza do local, de boas práticas de higienização dos alimentos antes de servir para as crianças, usar luva, avental, uniforme e outros cuidados”, disse.

Durante a programação, também foi realizada a capacitação sobre Prevenção de Perigos e Riscos em Cozinhas, conduzida pelo técnico de segurança do trabalho da uisa, Claudio Ramos Soares Junior.  O profissional abordou sobre os padrões mínimos de segurança, o serviço de alimentação, acidentes de trabalho, percepção de riscos, procedimentos de trabalho, medidas de segurança e controle entre outras medidas necessárias para garantir a integridade de quem trabalha no preparo da merenda escolar, na limpeza das unidades e demais atividades.

No final das atividades, os participantes puderam levar para casa mudas de árvores frutíferas e nativas produzidas no viveiro florestal da uisa, além de unidades de álcool gel 70%.

A programação foi realizada no dia 1ª de fevereiro na Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus e contou com a presença de 33 profissionais. 

SOBRE A UISA: uisa, uma das maiores Biorrefinarias do Brasil, conta com um modelo de negócios que permite a transformação de matérias-primas renováveis e seus resíduos em biocombustíveis, biometano, energia limpa, alimentos, fertilizantes orgânicos e ingredientes para nutrição humana e animal. Localizada em Mato Grosso, região com uma das maiores biodiversidades do mundo, a uisa tem como diretriz a maximização da sustentabilidade e a redução das emissões de carbono, a partir do processamento de biomassas.