Uisa promove dia de conscientização e prevenção às queimadas urbanas e rurais
26-05-2023

Iniciativa em parceria com o Corpo de Bombeiros orientou sobre os impactos dos incêndios à saúde e ao meio ambiente 

Em uma ação voltada a prevenção e combate às queimadas urbanas e rurais, a biorrefinaria uisa promoveu palestras, atividades práticas e recreativas com alunos da rede municipal de ensino do município de Nova Olímpia (MT).  A iniciativa com a parceria da 3ª Companhia Independente Bombeiro Militar de Tangará da Serra (3º CIBM) foi realizada no Bosque Guanabara, na sede da companhia e contou com a participação de alunos da 4ª e 5ª séries do ensino fundamental da Escola de Educação Básica Maria Aparecida Cavalini Soares Mozar (Cida Mozar).  

“Estamos no início do período de estiagem, época em que aumentam os focos de queimadas no estado. Nosso objetivo é sensibilizar e conscientizar as crianças sobre os riscos das queimadas à saúde e ao meio ambiente. Tenho certeza de que, hoje, saíram daqui multiplicadores, que vão orientar as famílias e amigos sobre a importância de preservar o meio ambiente e prevenir a incidência de queimadas geradoras de prejuízos ambientais, sociais e econômicos”, ressaltou o coordenador de Sustentabilidade da uisa, Luiz Carlos Machado Filho. 

Durante a palestra, o soldado Rafael Barretes do Corpo de Bombeiros, falou sobre as consequências das queimadas, legislação, período proibitivo, punições e os principais cuidados para evitar queimadas, como não colocar fogo em folhas, terrenos baldios, florestas, incidentes domésticos, incêndios nas áreas rurais e outras ações que podem desencadear a propagação do fogo e grandes desastres. “O nosso meio ambiente acaba sofrendo as consequências, danos físicos, doenças respiratórias, afeta a fauna, flora e gera aquecimento global, responsável pelas mudanças climáticas”, pontuou Barretes. De acordo com dados de 3º CIBM , de junho a outubro de 2022, a corporação atendeu 188 ocorrências de incêndios em vegetações somente em Tangará da Serra. 

Ítalo Martins, aluno da 4ª série ficou atento às explicações e garantiu que vai repassar os ensinamentos “A gente precisa aconselhar as pessoas a não botar fogo, porque pode queimar as pessoas, os bichos, as árvores”, reforçou o aluno.  

Os bombeiros também apresentaram as técnicas e equipamentos de combate a incêndios, reforçando os cuidados que as crianças e adultos devem ter. Ao final, os alunos tiveram a experiência de brincar em uma tirolesa, montada e conduzida pelos bombeiros especialmente para as crianças.  

De acordo com a diretora da instituição de ensino, Beliza Pereira França Moura Delfino, as aulas de campo estimulam o aprendizado dos alunos.  “É um momento diferente, eles se interessam mais aprendendo na prática. Eles vão se lembrar do período da proibição de queimadas e alertar sobre o fogo. Além disso, esse momento na tirolesa é uma experiência nova que eles vão sempre lembrar”, disse. 

Vale lembrar que na zona urbana, o uso do fogo para queimar galhos, folhas, lixos domésticos, vegetações e outros materiais é proibido durante o ano todo. Já na área rural, pode ser utilizado no manejo ou em práticas preventivas de combate a incêndios (contrafogo e aceiros) com supervisão e autorização dos órgãos ambientais. Em Mato Grosso, o período proibitivo para queimadas rurais está previsto no decreto nº 259/2023 publicado no mês de abril pelo Governo Estadual, proibindo o uso de fogo para limpeza e manejo de áreas rurais, no período compreendido entre os dias 1º de julho e 31 de outubro.  

De acordo com a legislação vigente, iniciar queimada é crime e pode gerar prisão e multa pelo dano ambiental causado. Além disso, destrói o meio ambiente e coloca em risco a vida das pessoas e animais. Ao avistar uma queimada, ligue no 193. Prevenção às queimadas na uisa - Para prevenir e combater focos de incêndios nas áreas da uisa, a companhia investiu na formação das brigadas florestal e predial com mais de 220 brigadistas, câmeras especiais de monitoramento, veículos e equipamentos especializados. Além dos próprios campos de cultivo da uisa, que adotam boas práticas no cuidado com o solo e soluções tecnológicas na prevenção de queimadas. 

SOBRE A UISA  

A uisa, uma das maiores Biorrefinarias do Brasil, tem um modelo de negócios que permite a transformação de matérias-primas renováveis e seus resíduos em biocombustíveis, biometano, energia limpa, álcool gel e saneantes, alimentos e fertilizantes orgânicos. Localizada em Mato Grosso, a uisa tem como diretriz a maximização da sustentabilidade e a redução das emissões de carbono, a partir do processamento de biomassas