Uisa promove programação para destacar a importância das florestas na cultura indígena
22-09-2023

Estudantes da Escola Estadual de Educação Indígena Jula Paré e da Florescer Ação Social participaram, nesta quarta-feira (20), de uma ação socioambiental promovida pela uisa. Com o tema "A importância das Florestas na Cultura Indígena", o evento, que compõe os programas Pensamos Verde e de Valorização dos Povos Tradicionais, desenvolvidos pela área de Sustentabilidade, celebrou o Dia da Árvore, no Bosque Guanabara, na sede da companhia em Nova Olímpia (MT).

Durante as atividades, alunos e professores da Escola Indígena Jula Paré, localizada no território indígena Umutina, falaram sobre as tradições e a importância das florestas na cultura do povo Balatiponé. Depois, apresentaram danças e cantos de rituais indígenas. "Em nosso cotidiano, utilizamos toda a biodiversidade do nosso território. Tudo está interligado, porque praticamos e vivenciamos o que vem da natureza, como questões espirituais, cosmologia e alimentação", disse a professora Edna Monzilar do povo Balatiponé Umutina.

Os participantes conheceram os trabalhos realizados pelo Programa Pensamos Verde no viveiro florestal da Uisa, que apoia a comunidade local com doações de mudas de espécies nativas e frutíferas para arborização urbana, recuperação e preservação de florestas e nascentes. As crianças tiveram a oportunidade de plantar mudas de árvores. A estudante Analice Santos de Oliveira, da Florescer Ação Social, foi uma delas, Ela ficou atenta a cada detalhe e pretende repassar à família o conhecimento adquirido. "Eu gostei que falaram que a árvore é muito importante. Vou contar tudo o que aprendi aqui. A gente plantou, vimos apresentações dos indígenas, falamos sobre o dia da árvore", relatou.

Para Luiz Carlos Machado Filho, coordenador de Sustentabilidade da Uisa, a oportunidade foi importante para propagar a conscientização e promoção de ações sustentáveis. "Hoje, pudemos mostrar o importante trabalho que realizamos por meio do nosso viveiro florestal e também a cultura dos povos indígenas frente à preservação do meio ambiente", pontuou.

Por meio do Programa Pensamos Verde, a Uisa preserva 34 mil hectares de vegetação nativa, com 163 espécies arbóreas. Com viveiro próprio, a biorrefinaria promoveu o plantio de mais de um milhão de mudas nativas da Amazônia e Cerrado nessas áreas. Entre elas, espécies ameaçadas, como peroba, cedro e ipê roxo.

Fonte: uisa