Uisa reforça ações em tecnologia, bem-estar e sustentabilidade durante 1ª edição do Bioenova
04-09-2023

Soluções sustentáveis e energéticas foram debatidas com representantes do setor nacional de bioenergia

Inovação, bem-estar e sustentabilidade foram temas abordados pela Uisa durante a programação do 1º Bioenova - Encontro Nacional de inovação das Indústrias de Bioenergia, realizado na última semana, nos dias 24 e 25, no Centro de Eventos Fatec Senai em Cuiabá-MT. A primeira edição do evento reuniu empresários, executivos de indústrias, produtores e fornecedores de cana-de-açúcar, soja e milho, além de lideranças políticas para debater o tema "Conectando soluções rumo a um futuro mais limpo e energético”.

Em pauta, o presente e futuro do agronegócio local e nacional. O estado de  Mato Grosso tem se consolidado entre os principais produtores de etanol do país. Atualmente, é o terceiro maior fabricante do biocombustível - atrás de São Paulo e Goiás. Dados do BioindMT, que reúne indústrias de bioenergia de Mato Grosso, apontam que o estado deva produzir aproximadamente 5,3 bilhões de litros de etanol na safra 2023/24 – alta de 23% frente a 2022/23.

Durante o painel "Renovabio e o Mercado de Carbono", o coordenador de Sustentabilidade da Uisa, Luiz Carlos Machado Filho, destacou os pilares de ESG da companhia, como economia circular e agricultura regenerativa, além da agenda e metas do RenovaBio. “Pudemos expor parte do que a Uisa tem feito para minimizar sua pegada de carbono e demonstrar rotas de descarbonização, que objetivam a monetização de atributos verdes, além da nossa ambição em sermos Net Zero”, comentou.

Na temática “Saúde mental: um olhar para a sustentabilidade das pessoas e dos negócios”, Carina Spindola, gerente de Saúde, Segurança e Bem-Estar no Trabalho, destacou que é preciso reconhecer o bem-estar como um dos pilares transformadores da cultura de segurança para incorporar boas práticas à rotina profissional. “Assumimos a missão de cuidar de pessoas com propósito de encantar nossos clientes com entregas que promovam melhorias contínuas e uma cultura de resultados. Essa mudança está ligada a gatilhos comportamentais, como o social, psicológico, fisiológico e até o cognitivo”, analisou.

Por fim, durante o painel “Lógicas de automação para aumentar a confiabilidade do processo decisório”, Ede Ogusuku, gerente de Automação, compartilhou insights sobre as iniciativas em curso, planejamento estratégico, a trajetória da companhia na Indústria 4.0 e as ferramentas fundamentais para otimizar a rotina. “Foi um evento importante. Não apenas por oferecer um espaço para compartilhamento de conhecimentos, mas também para fortalecer parcerias e ampliar a rede de contatos”, disse.

O evento foi realizado por Bioind (Indústrias de Bionergia de Mato Grosso), SindiBio-MT (Sindicato das Indústrias de Biodiesel no Estado de Mato Grosso), Fatec Senai MT, Sistema Fiemt e SLO Consultoria Industrial.

Fonte: Uisa