Uma doce história! Quanta história!
22-08-2024

Tenho muito orgulho de ter participado ativamente na construção de um projeto para manter nosso Planeta azul para sempre!

*Tercio Dalla Vecchia

Entrei como Estagiário na Copersucar e tive o privilégio de fazer um curso de Pós-Graduação em tecnologia açucareira pela University of Mauritius em 1977.

Naquela época, as nossas usinas eram muito ineficientes, tanto do ponto de vista técnico industrial, como nas demais áreas. O açúcar tinha os preços administrados pelo extinto IAA (Instituto do Açúcar e do Álcool). Era um intervencionismo total. O presidente Collor acabou como IAA. Algumas usinas se desesperam e outras viram uma grande oportunidade. Estas últimas redefiniram nosso futuro.

Meu início de carreira tinha condições de trabalho bizarras. Trabalhávamos no porão de um prédio do depósito de enxofre e outros insumos da Copersucar. O pé direito mal dava para eu passar. Tenho1,85 m de altura. As condições de segurança nas usinas eram absolutamente precárias. Nada a ver com as condições atuais. Hoje, a conscientização trouxe a segurança de tal forma que passou o item fundamental na indústria.

A Copersucar, naquela época, era uma cooperativa que reunia 102 usinas em todo o Brasil. E seu presidente, Volney Atalla, era um visionário. Criou uma equipe técnica do mais alto padrão, enviou técnicos para o exterior (como eu), contratou os melhores especialistas internacionais de cada área e criou o CTC – Centro de Tecnologia Copersucar. Foram anos de grande desenvolvimento tecnológico. Havia um Laboratório Volante que visitava as usinas e fazia levantamentos de campo que serviam tanto para pesquisa como para treinamento dos técnicos das usinas. Fui chefe deste laboratório. Acompanhei o começo da revolução tecnológica do setor.

VEJA ARTIGO COMPLETO BAIXANDO GRÁTIS O LIVRO: CANA DE TUDO: DO AÇÚCAR AO INFINITO – CLIQUE AQUI: https://canaonline.com.br/conteudo/cana-de-tudo-do-acucar-ao-infinito.html